Na terceira oração, o advérbio “longe” exigiu o complemento nominal “de você”. Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
Há certas palavras (substantivos, adjetivos e advérbios) que apresentam alguma transitividade, isto é, seu sentido fica incompleto sem um complemento. É o mesmo raciocínio dos verbos: "quem constrói, constrói algo"; "se há construção, há construção de algo". O complemento dessas palavras é o complemento nominal.
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
31 curiosidades que você vai gostar
Regência VerbalAssistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ... Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ... Custar. a) com o sentido de ser custoso exige preposição: ... Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ... Proceder. ... Visar. ... Esquecer. ... Querer.
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
Para que serve a fisioterapia pélvica?
O que incide sobre adicional de transferência?
Como se escreve Pós-cirúrgico?
Porque eu não consigo ver os amigos de um amigo no Facebook?
Qual o princípio ativo do TRIDIL?
É bom dar ovo cru para cachorro?
Qual a diferença entre coordenador escolar e supervisor escolar?
Quais produtos são taxados na alfândega?
Como se forma um coágulo sanguíneo?
O que fazer com uma pessoa viciada em celular?
Quais os pontos mais difíceis no atendimento ao cliente na recepção?
Qual o alimento que dá mais energia?