“O empreendedorismo coletivo é um esforço baseado em uma equipe que recorre ao talento e criatividade de cada um.” (STEWART apud MARTINEZ, 2004). Nesse contexto, o empreendedorismo coletivo significa uma melhoria constante envolvendo todos para o trabalho em conjunto.
9 vantagens do Empreendedorismo Coletivo
Compartilhamento de recursos Com o empreendedorismo coletivo, é possível compartilhar esses recursos, criando uma forma de uso cooperativo dos bens e aumentando a eficácia operacional de todos os envolvidos. Essa é uma prática que ficou muito conhecida com os coworkings – que falaremos a seguir.
O empreendedor normal (planejado) é aquele que busca capacitar-se, preocupando-se com os próximos passos da organização, minimizando os riscos, que possui clara visão do futuro e de suas metas para a organização.
O empreendedor capitalista busca o lucro individual. Os empreendedores cooperativos buscam vantagens para todo o grupo. Essas vantagens não são necessariamente de ordem financeira. Em uma cooperativa de produção, por exemplo, a vantagem é o ganho de escala, que propicia melhores negociações.
Vantagens de ser empreendedor
Como citado anteriormente, o empreendedor individual é aquele que cria sua empresa sozinho, sem contar com sócios. É importante esclarecer que esse termo se difere da nomenclatura de Empresário Individual (EI) que, nesse caso, se refere a um tipo jurídico de empresa estabelecida no Brasil.
Enquanto o empreendedor “comum” cria um negócio para obter lucro, atendendo uma demanda do mercado, o empreendedor social toma uma iniciativa para resolver um problema, atender uma necessidade social, normalmente percebida em sua localidade, na comunidade onde ele vive e ou trabalha.
Como o empreendedorismo cooperativo pode ajudar o Brasil? Além dos princípios éticos e democráticos do cooperativismo serem uma inspiração para todo o país, o empreendedorismo cooperativo acaba com a dualidade patrão x empregado, já que todos os cooperados são, simultaneamente, proprietários e trabalhadores.
Quais as formas de empreendedorismo mais praticadas? O empreendedorismo capitalista, individual, voltado ao lucro e ao mercado, é sem dúvida o mais praticado em todo o mundo. Mas também estão em ascensão o empreendedorismo social - voltado para o desenvolvimento de sociedades/comunidades - e o empreendedorismo coletivo.
Quais as principais diferenças entre empreendedorismo capitalista e cooperativo? O empreendedor capitalista busca o lucro individual. Os empreendedores cooperativos buscam vantagens para todo o grupo. Essas vantagens não são necessariamente de ordem financeira.
Cooperar pode ser uma forma mais fácil de empreender? Certamente, quanto mais pessoas envolvidas na realização de um projeto, mais braços há para realizá-lo, mais cabeças para pensar e mais forças para executar. Por outro lado, há também mais opiniões a debater, o que pode gerar algumas discussões.
Como funciona uma consulta por telemedicina?
Como inserir caixa de escolha no Excel?
Como acabar com a sensação de vazio?
Onde fica a conta ajuste de exercícios anteriores no plano de contas?
Como esticar arame liso usando catraca?
Como colocar blocos no AutoCAD 2020?
Como vencer os medos da ansiedade?
Quando São José dos Pinhais foi criada?
Quantos anos tem a cidade de Luxor?
Qual a função de uma organização internacional?
Como surgiu a ciência ecológica?