A compulsividade remete a aquelas pessoas que não conseguem se conter. Em termos práticos, a característica pode ser definida como a necessidade de falar e/ou agir sem planejamento prévio.
Quem tem comportamento compulsivo apresenta mudanças nas atitudes e pensamentos. Ela cultiva rituais e repetições, pode ter preocupações excessivas e apresentar obsessão, medo, dúvida, desconforto, aflição, culpa e outros sentimentos negativos.
O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa. O paciente com TOC tem medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos, acompanhados de ansiedade e mal-estar. E, no fim, vira escrava daquele comportamento.
Um exemplo é a compulsão alimentar: o indivíduo come muito nos horários reservados para comer, mas quando não está comendo, não necessariamente se sente mal por não estar comendo. Já no vício, a pessoa se sente mal por não estar realizando a ação compulsiva quando não pode fazê-la.
Tipos de compulsão
Quais são as características de quem trai compulsivamente – Compulsão por mentir: com essa característica, a pessoa tem necessidade de enganar as pessoas e, para sustentar uma mentira, está sempre criando outras. É algo tão natural para ela que pode ser bastante convincente.
Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
O tratamento do TOC pode ser realizado com medicamentos antidepressivos, prescritos pelo psiquiatra, mas também deve incluir terapia psicológica, para ajudar a pessoa a desenvolver ferramentas que ajudem a reduzir e/ou eliminar os pensamentos e comportamentos característicos do transtorno.
Ou seja, a mente de uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possui pensamentos obsessivos e intrusivos constantes, que podem ser seguidos ou não de hábitos compulsivos, a fim de aliviar a ansiedade gerada por esses pensamentos.
Pratique atividade física Incluir uma rotina de exercícios físicos na rotina pode ajudar a controlar a compulsão alimentar e ainda na diminuição do peso. A atividade física regular fornece uma sensação de prazer e bem-estar, que pode ser buscada na alimentação pelos compulsivos.
Algumas pessoas de nosso convívio podem ter comportamentos exagerados em relação à comida, compras, uso do computador, celular e até mesmo ao trabalho, por exemplo. Por isso, é importante saber o que é uma pessoa compulsiva e como identificá-la, diferenciando de quem apenas comete excessos eventuais.
Geralmente, uma pessoa compulsiva te dirá que consegue parar com o comportamento obsessivo quando desejar, mas assim que percebe que será posta à prova, dá um jeito de retornar à sua atividade. A impossibilidade de deixar determinadas atitudes, mesmo que estas sejam prejudiciais, é um dos fatores-chave para identificar o transtorno.
Acumulador compulsivo ou colecionador? Ao tratar do assunto, é importante diferenciar o comportamento de um acumulador compulsivo e o de um colecionador (que tem vários modelos de um mesmo objeto).
Qual é a importância de ser estudar um átomo?
Como colocar uma canga de praia na cintura?
Qual a classificação do óxido co2?
É normal nascer muitas pintas?
Como substituir o cílios postiços?
Para que serve a bruma fixadora Miss Lary?
Quais as causas do intestino irritável?
Quais são os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos?
O que é um som de baixa frequência?
Como é feito o diagnóstico de câncer de pulmão?
Como somar e subtrair datas no Excel?
Como são definidas as cenas no texto teatral?
Como tratar olho de peixe com Calicida?
Como substituir um dente arrancado?