Os dados disponibilizados pelo Pisa revelam o problema da educação no Brasil está ligado principamente a três aspectos: as desigualdades sociais, a desvalorização do professor e a atmosfera negativa no ambiente escolar.
Os mais comuns são a falta de professores, bibliotecas, quadras esportivas e laboratórios de informáticas. Além disso, 99% dos professores do ensino básico no país ganham menos de R$ 3,5 mil por mês, trabalhando 40 horas semanais. Também vemos atrasos em repasses para os governos.
“Estereótipos de gênero ou sexismo prejudicam o status do professor. Essa descoberta coincide com o que outros estudos já mostraram, que o status das profissões e o valor médio dos salários tende a cair em áreas que são mais ocupadas por mulheres”.
Os problemas educacionais no Brasil além de diversos são também complexos, muitas escolas tem uma estrutura física incompatível com a clientela que atende prédio pequeno demais para o número de alunos, falta pátio, biblioteca, quadra para as aluas de educação física, muros para garantir a segurança dos discentes, em ...
Neste sentido, torna-se claro que o grande desafio da educação na atualidade é transformar-se, é abrir-se às mudanças, é tornar-se “atraente” às crianças e jovens, é fazer com que estes tornem-se sujeitos ativos na construção do conhecimento.
44 curiosidades que você vai gostar
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
A desvalorização da profissão docente não afeta apenas o professor como profissional em sua individualidade, afeta todo o futuro de uma nação, na medida em que, se a carreira docente não é atraente, não atrai os melhores talentos, que disputariam uma vaga em concurso público que acene com salários mais convidativos, e ...
A atual desvalorização do magistério no Brasil pode ser explicada também por um descaso histórico do País com a Educação, que passou a ser tratada como um direito somente a partir da Constituição Federal de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que estabeleceu critérios importantes, como a ...
Culpados por serem, em parte das vezes, coniventes com situações de perda para o aprendizado do aluno. Um exemplo disso são os casos de feriados imprensados, onde ninguém se manifesta contra, vista a deficiência no cumprimento do calendário escolar com dias tão insuficientes para um bom aproveitamento de aprendizagem.
Como saber qual tom de cabelo combina com minha pele?
Qual o nome da doença que entorta os ossos?
Como passar credibilidade e confiança?
Como ver contas de luz em atraso?
Qual a diferença de citronela para capim limão?
Qual a validade da procuração particular?
O que é socialização de exemplos?
Quais são os principais tipos de câncer?
Pode tomar Lavitan todos os dias?
Como se extingue o direito de superfície?
Qual é o papel do Conselho Tutelar?
Quais os 3 pilares da alfabetização?
Quando o cabelo do bebê se define?