Os binóculos são instrumentos parecidos com os telescópios e servem para uso terrestre (observações diversas). Esse instrumento nos permite ter uma visão tridimensional dos objetos observados, pelo fato de ser construído por duas lunetas.
Geralmente a luneta é menos utilizada para observar aves porque é grande, pesada e ainda precisa ser acoplada a um tripé. Porém, ela apresenta maior capacidade de ampliação do que um binóculo. Lunetas podem ser muito úteis para observar aves em ambientes mais abertos, como campos rupestres e litoral.
Existem dois formatos de binóculos: os prisma Roof, em que as lentes oculares (encostadas aos nossos olhos) e as objetivas (as da outra ponta dos binóculos) estão alinhadas, e os prisma Porro, a configuração “clássica” em que as lentes oculares estão mais próximas uma da outra, e as objetivas mais afastadas.
Os telescópios ou lunetas astronômicas são instrumentos ópticos usados para ampliar imagens de corpos distantes, como outros planetas ou estrelas. Os telescópios ópticos captam a luz visível. No entanto, existem telescópios (radiotelescópios) capazes de captar infravermelho, raios X, ondas de rádio e micro-ondas.
O telescópio. O instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra é chamado de telescópio. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.
22 curiosidades que você vai gostar
Portanto, a função da luneta é produzir um aumento visual para a observação dos astros. A função desta luneta é observar diretamente os astros acompanhando seu movimento. Também é utilizada na análise fotográfica dos eventos astronômicos.
O número antes do “x” se refere ao fator de aumento das lentes. No caso do binóculo de “7x35”, por exemplo, isso significa que a imagem é ampliada sete vezes, enquanto em um aparelho com lentes “10x50”, ela é ampliada dez vezes. O segundo número se refere ao tamanho das lentes objetivas (distantes do olho).
Todos os binóculos são identificados com dois números como 8X30, 10X50, 10x21 etc. Entendê-los é muito simples: o primeiro número indica o aumento e o segundo o diâmetro das objetivas (as lentes da frente). Exemplo: um aumento de 8X significa que a imagem parece estar 8 vezes mais perto quando observada pelo binóculo.
Como Escolher o Melhor BinóculoPrefira Ampliação de Até 10 Vezes para os Usos Mais Comuns.Lentes Objetivas Maiores São Ideais para Atividades com Pouca Luz.Prefira Binóculos com Campo de Visão com 100 m ou Mais.Se Usar Óculos, Busque Lentes com 14 mm ou Mais de Distância Ocular.Lentes de Vidro Devem Ter Revestimento.