A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz.
Neste artigo, considera-se que quando a inveja é manifestada através de atos que de alguma maneira são nocivos a um indivíduo, a um grupo ou à organização, pode ser enquadrado como um comportamento antiético.
Promover fofocas Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a imagem profissional. O perigo aumenta quando informações são registradas nas redes sociais.
A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. ... Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.
Comportamento Ético é uma consiência moral, atribuida a boa conduta e procedimentos individuais, é agir com autodeterminação, autocontrole e de forma ordenada em qualquer situação e fundamental em todos os momentos da vida. O comportamento ético é pessoal, não coletivo.
A falta de antiética pode prejudicar o clima organizacional e a harmonia entre os colaboradores, além de reduzir a produtividade e a eficiência. Ou seja, tanto a organização quanto seus funcionários individualmente saem perdendo.
Levar um objeto da empresa para casa, tirar vantagem de um colega e divulgar informações falsas são apenas alguns exemplos do que podemos chamar de comportamento antiético. Infelizmente, alguns já são tão recorrentes, principalmente nas empresas, que acabam sendo ignorados por boa parte das pessoas.
Em ambientes de trabalho em que há pressão excessiva para bater metas e alcançar resultados, funcionários acabam recorrendo a fraudes com mais frequência, aponta um estudo de professores americanos.
Na relação da empresa com governo e comunidade: sonegação de impostos; suborno a fiscais; contrabando de mercadorias; desrespeito a legislação trabalhista; utilização de trabalho infantil ou escravo; poluição do ambiente; engano ao consumidor; obtenção de vantagens por meio da influência, da troca de favores e do ...
Levar um objeto da empresa para casa, tirar vantagem de um colega e divulgar informações falsas são apenas alguns exemplos do que podemos chamar de comportamento antiético.
Como você viu, o comportamento no ambiente de trabalho pode ser um fator decisivo não só para garantir o seu emprego, como também o sucesso da sua carreira. Por isso, evite posturas inadequadas e adote uma postura que respeita e contribui para o sucesso do clima organizacional.
Um quarto exemplo do que não fazer no ambiente de trabalho é não ter a iniciativa nem mesmo a capacidade de reconhecer que errou. Isso só serve para passar uma imagem negativa de soberba, arrogância, excesso de orgulho e falta de capacidade de aprender e evoluir com as próprias falhas.
Para se destacar no ambiente de trabalho, é fundamental manter-se em atualização constante, em especial se sua área de atuação é impactada pelos frequentes avanços tecnológicos. Dessa forma, procure participar de convenções, palestras e workshops relacionados ao seu setor.
Como tirar print no a11 com a palma da mão?
Como construir uma tabela de vida?
Como tirar print de uma parte só da tela?
Como retirar película de vidro de mesa?
Como montar uma mesa de antepastos?
O que colocar na mesa de chá de cozinha?
Como faço para fazer uma tabela de preço no Excel?
O que deve ter no quarto de hóspedes?
Quanto custa máquina de fabricar fraldas?
Como faço pra mandar um celular pra assistência da Samsung?
Como funciona uma avaliação de imóvel?
Qual a ordem crescente de afinidade eletrônica?
O que é tráfico de seres vivos?
Como conseguir uma consulta com psicólogo pelo SUS?