Um trombolítico é um medicamento que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo. Tecnicamente, essa classe de medicamentos é capaz de ativar uma substância no sangue denominada plasminogênio. O plasminogênio, por sua vez, tem o potencial de desmanchar o trombo e restaurar o fluxo sanguíneo normal.
A terapia trombolítica intravenosa consiste em uma dissolução de um trombo intravascular por meio de medicamento endovenoso, utilizada na fase aguda do AVC isquêmico, e assim, restaurar o fluxo sanguíneo cerebral. Este tratamento só é possível se o paciente receber atendimento em até quatro horas e meio após o AVC.
Sua administração é por via endovenosa. Os pacientes em uso de estreptoquinase podem apresentar, como efeitos colaterais: sangramento espontâneo grave, hemorragia cerebral, hipersensibilidade e reações anafiláticas, febre, calafrios, hipotensão e broncoespasmo.
Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.
em casos de AVC hiperagudo, onde os sintomas já estão melhorando, mesmo assim vale a pena realizar a trombólise venosa quando o paciente estiver dentro da janela de tempo, pois pode-se estar de frente para uma oscilação dos sintomas (os quais podem voltar a piorar horas depois)
24 curiosidades que você vai gostar
Se o paciente não tiver contraindicações à trombólise, surge a dúvida: transferir ou trombolisar logo? Para decidir isso, temos que checar se é possível que o paciente esteja sendo submetido à angioplastia (fio guia cruzando o trombo coronariano) em até 120 min após o diagnóstico do infarto.
Alguns países liberaram o medicamento alteplase para ser usado nas primeiras 3 ou até 4,5 horas do início de um derrame (ou acidente vascular cerebral, AVC). Isso fez com que o número de pessoas que recebe este tratamento aumentasse.
Não passar sonda vesical até pelo menos 30 minutos do termino da infusão do rt-PA e também não passar sonda nasoenteral nas primeiras 24 horas após a infusão. A dosagem do alteplase endovenosa é de 0,9 mg/kg, dose máxima de 90 mg/Kg, sendo 10% no em bôlus (1 minuto) e o restante de infusão contínua de 1 hora.
Portanto, cabe ao enfermeiro na abordagem inicial uma ação rápida, realizando avaliação clínica, exame físico, monitorização multiparamétrica, punção venosa calibrosa, avaliação do Eletrocardiograma (ECG), coleta e interpretação dos marcadores de necrose miocárdica e intervenção farmacológica inicial.
Qual o melhor país para brasileiros trabalharem?
Como saber o valor da resistência de um resistor?
Quem é o profissional responsável pela elaboração da planta baixa?
Quais os tipos de biomateriais odontologia?
Quantos surdos se formam no Brasil?
Como é que eu faço para imprimir um documento?
Qual a vantagem da utilização de recursos didáticos?
Qual a quantidade ideal de matéria orgânica no solo?
Quanto tempo dura uma lace orgânica?
Qual região mais quente do mundo?
Qual a função do teodolito o que se pode extrair de informação com o uso desse equipamento?
O que significa 144 Código Penal?
Quais os temperos que fazem mal à saúde?