O texto dissertativo-expositivo tem como objetivo informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Não há a necessidade de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista.
O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto. ... O texto expositivo tem a finalidade de informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema.
Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:Texto expositivo-argumentativo. Nesse caso, além de apresentar o tema, o emissor foca nos argumentos necessários para a explanação de suas ideias. ... Texto expositivo-informativo.
18 curiosidades que você vai gostar
Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem Texto injuntivo. Texto dissertativo. Texto narrativo. Texto descritivo. Texto expositivo.
Texto expositivo: os textos expositivos têm a função de expor ideias empregando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
Critérios para a redação de bons textos explicativosSelecione o que o leitor precisa saber. ... Apresente as informações gradativamente, uma cada de vez. ... Apresente as informações numa sequência lógica, que forme uma “história” com início, meio e fim, na mente do leitor.
Confira abaixo as principais características de um texto dissertativo. Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor. Realizar uma análise crítica. Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.
A dissertação objetiva informa o leitor a respeito de um assunto. O texto dissertativo-argumentativo, por sua vez, objetiva convencer o leitor a acatar o posicionamento do autor. Para algumas pessoas, não existem diferenças entre dissertação e texto dissertativo-argumentativo.
Como você pode perceber, enquanto no texto expositivo você irá apresentar um conceito (sem necessariamente defendê-lo), no texto argumentativo você deverá defender a sua ideia com base em argumentos. Essa é a principal diferença entre texto expositivo e argumentativo.
O que é dissertação? A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.
São eles: a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e a enumeração.
O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.
CaracterísticasPresença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
10 regras de ouro para escrever um texto com clarezaSaiba do que está falando. ... Use frases curtas. ... Cuide da pontuação. ... Prefira a ordem direta. ... Torne suas ideias palpáveis. ... Evite abreviaturas e siglas obscuras. ... Procure não repetir ideias. ... Deixe as emoções de fora.
Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor. O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas.
Os tipos textuais mais conhecidos são:narrativo.descritivo.dissertativo.expositivo.injuntivo.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
→ Permite a liberdade de ação do leitor; → Emprega verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Exemplos de texto injuntivo: bula de remédio, manual de instrução, receita culinária etc.
São exemplos de gêneros textuais descritivos:Diário.Relatos (viagens, históricos, etc.)Biografia e autobiografia.Notícia.Currículo.Lista de compras.Cardápio.Anúncios de classificados.
O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal, confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida.
Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.
Em que lado fica a embreagem de um carro?
Como saber se os pontos são coplanares?
O que são plantas herbáceas e epífitas?
Quem é melhor Hulk ou Gabigol?
Como fica as multas de trânsito durante a pandemia?
Quais tecnologias estão em alta?
Qual a importância dos fermentos químico e biológico na formação das massas?
Como é a morte por overdose de medicamentos?
Quem é o responsável por administrar o Estado?
Como saber se estou com uma lesão?
Quando Deus tem um propósito na vida de alguém?
Pode ser empregado e empregador?
Quem foi o maior gênio de todos os tempos?