Na entrega amigável o cliente devolve o veículo para o banco, e não paga por isso. “É possível sair com todo o saldo devedor liquidado. Dívidas, multas, pendências com impostos, e as parcelas em atraso: tudo desaparece.
Há duas formas de devolução amigável, e a quitação da dívida dependerá da modalidade escolhida pelo cliente: quitação parcial ou total.
Trata-se da Entrega Amigável com Quitação. Nesses casos, o banco aceita a entrega do bem para liquidação total da dívida, sem estar condicionada à venda em leilão.
No caso do veículo, que é um bem durável, a garantia deve ser de pelo menos 90 dias – um prazo três vezes maior se comparado aos bens não duráveis (30 dias). A partir da solicitação do consumidor, o fornecedor, por sua vez, tem até 30 dias para resolver o problema.
Para devolver amigavelmente o carro financiado, é necessário estabelecer contato diretamente com a instituição para qual você deve pagar o financiamento. A instituição analisa cada caso de forma particular.
Depois que ocorrer a apreensão do veículo, o devedor tem o prazo de 5 dias corridos pagar a integralidade da dívida pendente, segundo os valores apresentados pelo banco, situação na qual receberá o veículo de volta sem nenhuma restrição.
Como vender um carro financiado?
Para desistir da compra de um produto ou da contratação de um serviço, o Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de 07 dias para o consumidor refletir e decidir se quer mesmo ficar com a compra.
Para devolver amigavelmente o carro financiado, é necessário estabelecer contato diretamente com a instituição para qual você deve pagar o financiamento. A instituição analisa cada caso de forma particular.
A entrega amigável é um procedimento mais comum do que se pensa no país. Ela pode ser a solução para os consumidores que estão inadimplentes com as prestações do carro.
Qual o procedimento para entrega amigável de veículo financiado? Como mencionado, antes de tudo, é fundamental que a financeira aceite o veículo de volta, caso contrário, é impossível dar prosseguimento nas tratativas. Para tanto, um representante da empresa é convocado para realizar a vistoria no bem, verificando o seu estado de conservação.
O gerente de cobranças Alvir da Silva é especialista em acordos de entrega de veículo e explica como funciona o processo e quais as vantagens para o consumidor. “Para um cliente que está com dificuldades financeiras hoje, pagar cinco ou seis parcelas acumuladas, pode ser algo muito difícil no mês”, analisa o gerente.
De qualquer forma, a entrega amigável só representa um bom custo-benefício quando o inadimplente tem certeza que não vai ter condições de continuar pagando o financiamento, e igualmente não possui alternativa para solucionar a sua situação.
O que pode causar uma aneurisma?
Quais são as formas impuras de governo?
Como cuidar de um cabelo crespo tipo 4C?
Quem tem Parkinson pode tomar Zolpidem?
Tem vírgula depois de haja vista?
Qual a diferença de RGB e CMYK?
Quais são os cinco conectivos?
Por que não pode levar shampoo no avião?
O que é a modalidade de licitação RDC?
O que é retificação no eSocial?