O caráter de uma pessoa é o que a identifica. Ele é forjado pelo Espírito de Deus e deve ser moldado e aperfeiçoado por Ele. O caráter cristão é obra de Deus, não das pessoas. ...
Essa é a melhor maneira de conhecer o caráter de Deus.
Do mesmo modo como o homem judeu, a quem se aplicavam as leis do primeiro Pacto, o homem cristão concebe a justiça como um atributo de harmonia com a vontade revelada de Jeová, de respeito às normas de vida conforme definidas por Deus. Diante disso, é necessário que se aborde também o conceito de lei.
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Como este se forma? Ainda que o ambiente externo aja diretamente sobre nós, o caráter de alguém já é percebido nos primeiros instantes de vida. Ele vem de forma bruta, sem forma definida, mas já nesse momento mostra onde pode chegar. A personalidade incide bastante sobre isso, sendo parte fundamental dessa instância.
Pedro disse: “Também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (I Pedro 2:21). Assim como são falsos os ensinamentos que não estão de acordo com a doutrina de Cristo, a vida que não se harmoniza com Seu exemplo é mal orientada e pode não atingir o elevado potencial de seu destino.
A natureza e o caráter de Deus apresenta inúmeras referências teológicas e históricas, fáceis de consultar e escritas em uma linguagem simples. Inclui ainda estudo de termos bíblicos, perguntas significantes e recorrentes e aplicações filosóficas, teológicas e práticas de verdades centrais da fé cristã.
Os atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilha, pelo menos em certa medida, com o homem. Foram impressos na criação da humanidade, e por isso o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus.
Desenvolver um caráter cristão requer paciência e perseverança. David McKay disse que assim com um escultor leva algum tempo para moldar – a partir de um material bruto e disforme – uma linda obra, levamos uma vida para esculpir a nossa própria alma.
A formação do caráter cristão ocorre quando o homem pecador, que se encontrava completamente dominado pelo pecado, experimenta o novo nascimento, onde ele é regenerado pelo Espírito Santo. Após nascer de novo ninguém é mais o mesmo. Se porventura o for, na verdade então é porque ainda tal pessoa não nasceu de novo.
A “receita” de como ser um bom cristão é simples, está no versículo abaixo: … se vós permanecerdes em minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos (João 8:31b BP) E dentre as muitas características de um cristão verdadeiro, esta deve ser a principal: Nisto todos conhecerão que vós sois meus discípulos, caso tiverdes amor uns pelos outros.
Você, eu e todos que entregaram sua vida a Jesus precisamos ter o caráter cristão moldado pelo Espírito, tendo Jesus como exemplo. Que sejamos moldados pelo caráter de Cristo! Você só consegue ser moldado pelo caráter de Cristo quando passa a conhecê-lo e isso passa por ter uma vida cristã.
Qual o melhor papel para convite de casamento?
Como se chama o lugar onde ficam os cavalos?
Quais os formatos padronizados utilizados em desenho técnico?
Qual poliedro tem 8 vértices e 8 faces?
Qual é o objeto de estudo da análise do comportamento?
O que significa certificação profissional?
Pode tomar café e depois tomar banho?
Quem perde a visão de um olho tem direito a uma aposentadoria?
Qual alimento tem mais silício?
Como saber se o pâncreas está funcionando bem?
Quantas unidades vendeu God of War 3?
Qual o benefício de diclofenaco?
Qual a precisão de um rifle 22?
Que tipo de cola serve para colar lona?
Quanto tempo usar minoxidil na barba?