A teoria do esquema é uma abordagem integrativa que expande a Terapia Cognitivo-Comportamental tradicional, integrando contribuições da Gestalt, Psicanálise e do Construtivismo em um novo sistema de psicoterapia (Young, Klosko & Weishaar, 2003).
A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.
Os esquemas são padrões de sentimentos, percepções e ações da pessoa em relação às situações da vida. Nesse sentido, o esquema é encontrado em um nível mais profundo da cognição, estando ligado a questões instintivas e inconscientes.
Na terapia dos esquemas, estes são chamados de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDS), formados a partir da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende às necessidades emocionais básicas.
A terapia do esquema tem como seu enfoque mescla elementos das escolas cognitivo-comportamentais, da teoria do apego, da gestalt, de relações objetais, construtivista e psicanalítica em um modelo conceitual e de tratamento rico e unificador.
43 curiosidades que você vai gostar
3- O esquema assemelha-se a um esqueleto, não apresentando assim maiores preocupações com os elementos inerentes à construção textual. 4- Variantes na estrutura do texto são permitidas quando não há a exigência de um resumo formal. 4- O esqueleto permite ao leitor visualizar e destacar aquilo que é essencial.
Tipos de esquemaEsquema de desenvolvimento. Este tipo de esquema parte de uma ideia central que se desenvolve a partir de outros conceitos relacionados. ... Esquema radial. Este tipo de esquema é denominado pela forma como as ideias se relacionam. ... Diagrama ou mapa conceitual.
Os 18 EIDs avaliados pelo questionário são: Abandono e Instabilidade, Desconfiança/abuso, Privação emocional, Defectividade/vergonha, Isolamento social/alienação, Dependência/incompetência, Vulnerabilidade à doença, Emaranhamento/self subdesenvolvido, Fracasso, Merecimento/grandiosidade, Autocontrole/autodisciplina ...
Estruturas cognitivas são padrões de ação física e mental subjacentes a atos específicos de inteligência e correspondem a estágios do desenvolvimento infantil.
Como fazer a barba com a gilete?
Como saber quantos filhos vai ter com a agulha?
Como saber o número de elementos de um conjunto?
Onde fica a barra de ferramentas do Gmail?
Como organizar os horários de estudo e trabalho?
Como manter o café quente na cafeteira?
Como tirar o ácido da cebola com água quente?
Como deixar a Kombucha menos ácida?
O que é ter uma vida social ativa?
O que tira a acidez da boca depois de comer abacaxi?
Como tirar banho de gel na unha?
Como tirar a anilina do cabelo sem descolorir?
Como iniciar uma conversa na escola?