A sustentabilidade econômica é um dos três pilares para alcançar o chamado desenvolvimento sustentável. Junto ao pilar social e ao ambiental, o conceito promove evoluções que respeitam e preservam os recursos naturais, a fim de que estejam disponíveis para as próximas gerações.
No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. ... Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor.
Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. ... Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é imprescindível harmonizar o crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente para o bem-estar dos indivíduos e da sociedade.
Uma economia sustentável é aquela que foca seu crescimento no bem-estar do ser humano, colocando-o no centro do processo de desenvolvimento. O modelo defende que o ser humano deixe de ter um preço para se dotar de dignidade.
O tripé da sustentabilidade é um conceito que engloba os resultados de uma organização considerando três pilares, social, ambiental e financeiro. Isto é, o triple bottom line visa não somente os resultados de uma organização, mas também o impacto que ela causa no meio ambiente e na comunidade na qual está inserida.
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como "PPL" (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
Os três pilares da sustentabilidade empresarial
A Declaração de Joanesburgo estabelece que o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
Estas três dimensões – social, ambiental e econômica –, mais conhecidas como “o tripé da sustentabilidade” (ou por sua terminologia em inglês “the triple bottom line”), são consideradas o tripé de sustentação não apenas de empresas, mas também de todo e qualquer tipo de organização e até mesmo de territórios. A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Leia sobre Passivo Ambiental. A sustentabilidade econômica é fundamentada num modelo de gestão sustentável. Isso implica na gestão de adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.
Diversos fatores influenciam para que uma empresa seja realmente sustentável economicamente. Como vimos, a busca pela sustentabilidade econômica implica em uma visão empresarial a longo prazo. Vejamos, então, quais os principais fatores a serem observados pelas empresas para poderem ser sustentáveis economicamente.
São analisados os os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve-se levar em conta os outros dois aspectos. Ou seja, não adianta lucrar devastando, por exemplo. Existem pilares, aspectos mais subjetivos para serem trabalhados junto à questão da sustentabilidade.
Para que serve o diosmin sachê?
Como funciona a sessão de hipnose?
Quanto tempo leva para emagrecer com a chia?
Quais são as características do teatro de bonecos?
Quando posso começar a tomar anticoncepcional após o parto?
Quanto tempo dura o tratamento de clamídia?
Quanto tempo se passa no planeta de Interestelar?
Como tratar sífilis com doxiciclina?
Como funciona telefone de copos?
Como lidar com pessoas que querem chamar atenção?
Como funciona o transporte multimodal no Brasil?
Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário?
Como funciona o termômetro Acessaber?
Como ajudar alguém com Transtorno Dissociativo?
Como usar o telefone fixo da Brisanet?
Como se encontra o transporte ferroviário no Brasil?