Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, característica que corresponde a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo. Uma pessoa que age com intolerância é chamada de intolerante e, por norma, apresenta um comportamento de repulsa, repugnância e ódio por determinada coisa que lhe seja diferente.
Pessoas intolerantes, como dissemos, rejeitam o que é diferente. Ou seja, elas são rígidas em sua psicologia e pensamentos. Dessa forma, eles têm dificuldade em aceitar que outras pessoas tenham diferentes visões e filosofias. Com isso, eles se afastam do diferente.
“A intolerância pode ser um sintoma de pessoas que não agem com compreensão, além também de indicar questões reprimidas do inconsciente! Fatores de criação, culturais e mesmo de amizades, podem contribuir para uma pessoa desenvolver um comportamento intolerante”, disse.
Confira alguns dos tipos de intolerâncias:Intolerância Racial. Esse preconceito está associado à raça, etnia e aspectos físicos de uma pessoa. ... Intolerância Social. Geralmente ocorre entre indivíduos de classes sociais diferentes. ... Intolerância Religiosa. ... Intolerância Sexual. ... Sexismo. ... #sejasemprevocemesmo.
Tipos de tolerânciaTolerância social. Tem relação direta com o respeito de uma pessoa ou de um grupo em relação a uma cultura diferente da sua ou valores e normas que não são contemplados pela sua cartilha moral.Tolerância política. Significa respeitar as opções políticas de cada um.Tolerância religiosa.
29 curiosidades que você vai gostar
Fique BemDOENÇA CELÍACA. O que é: reação imunológica do intestino ao consumo de glúten, proteína encontrada no trigo, centeio, malte e cevada. ... ALERGIA AO TRIGO. ... SENSIBILIDADE AO GLÚTEN. ... SENSIBILIDADE AOS ADITIVOS ALIMENTARES. ... INTOLERÂNCIA À LACTOSE. ... ALERGIA AO LEITE, PEIXES, FRUTOS DO MAR, OVOS E OLEAGINOSAS.
O crescimento das redes sociais nos últimos anos contribuiu para que comportamentos intolerantes se tornem mais evidentes. Segundo a ONG Safernet, entre 2010 e 2013, as denúncias contra páginas que divulgam conteúdos racistas, xenófobos, misóginos, homofóbicos, neonazistas e de intolerância religiosa, cresceram 200%.
“Uma vítima pode ter diversas complicações no seu desenvolvimento. Desde o comprometimento emocional, no abalo da autoestima, crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, isolamento social”, explica o psicólogo clínico André Correia, de São Bernardo.
Floresce devido à ausência de liberdade de religião e pluralismo religioso. Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis.
Em geral, uma pessoa intolerante demonstra fanatismo na hora de defender suas crenças e opiniões. No nível político, religioso, espiritual, etc. costuma ser incapaz de discutir ou conversar sem adotar pensamentos extremistas, achando que sua visão é a única válida.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, em geral, estão relacionados ao sistema digestivo. Alguns exemplos são náuseas, vômito, dores de estômago, prisão de ventre ou diarreia. A intolerância também pode causar irritabilidade e enxaqueca..
E como é possível ser mais tolerante?Coloque-se no lugar do outro. Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. ... Escute o outro. É sempre possível aprender muito com o outro. ... Respire fundo. ... Faça uma autoavaliação.
Para quem não sabe identificar como ocorre situações de intolerância, ela costuma se manifestar através de discriminação, profanação e agressões, além de ofensas e rechaço a religiões, liturgias e cultos.
Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.
A intolerância, seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor - fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isso, todo tipo de preconceito deve ser combatido para, no futuro, haver uma sociedade mais igualitária e livre.
A intolerância nas redes é resultado de preconceitos da sociedade. Não é uma invenção da internet. O fato de se estar atrás de uma tela de computador, além de um pretenso anonimato, acaba incentivando os discursos de ódio nas redes. De acordo com O Dossiê da Intolerância ([2016], p.
Embora a intolerância religiosa possa ser praticada por qualquer outra fé, no nosso país mais de 75% dos casos são contra pessoas de religião de matriz africana. Isso mostra que o racismo continua sendo a grande base da desigualdade e do processo de vilipendiar outras pessoas de seus direitos.
A alergia se dá por uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite da vaca. A intolerância acontece quando o organismo se mostra incapaz, de forma parcial ou total, de digerir a lactose, ou seja, o açúcar que existe no leite e nos alimentos derivados dele.
O diagnóstico da alergia alimentar deve ser feito pelo alergologista inicialmente por meio da análise dos sintomas que a pessoa pode relatar após consumir determinado alimento. No entanto, para confirmar qual é o agente causador da alergia, pode ser indicada a realização de testes de alergia na pele ou no sangue.
Para quem procura uma solução menos invasiva, existe o exame A200. Com uma simples coleta de sangue ele é capaz de detectar a intolerância de até 200 tipos de alimentos. Isso porque, a avaliação é feita através das dosagens de ImunoglobinaG no sangue.
Também existem casos de preconceito ou proibição à práticas de determinadas religiões, como aconteceu com as mulheres islâmicas, que foram proibidas de usar o véu em alguns países da Europa.
Intolerância religiosa no Brasil
A intolerância religiosa manifesta-se no Brasil diariamente. Vivenciamos constantes ataques contra templos, profanação de imagens religiosas, ofensas contra pessoas e discriminação no tratamento em locais públicos e estabelecimentos privados.
Os católicos, no Brasil , principalmente nas últimas décadas, também têm sofrido ataques por partes de pessoas que praticam outras religiões.
Se você também já percebeu que precisa trabalhar melhor a tolerância, confira sete dicas dadas por especialistas para colocar em prática imediatamente.Ouça o outro. ... Não aja com desrespeito. ... Resolva conflitos. ... Exercite a paciência. ... Cuidado com o mau humor. ... Faça uma autoavaliação. ... Coloque-se no lugar do outro.
Quanto tempo leva para sair o divórcio na nova lei?
Qual tratamento de câncer cai o cabelo?
Por que os idols não podem namorar?
Quanto custa reconhecer firma SP 2021?
Quais os erros mais comuns cometidos por um candidato em uma entrevista?
Quantas bactérias existem na boca do ser humano?
Como fazer uma denúncia anônima pelo celular?
Como ocorre a proteção legal do título de estabelecimento?
Quais os principais tipos de atuadores?
Como tornar alguém anfitrião no Meet?
Quais os principais conceitos de Max Weber?
O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem?