Na psicologia ser congruente significa: ser coerente, fidedigno, estar em harmonia ou concordância com o que geralmente é considerado razoável, conveniente ou apropriado.
Congruente é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que coincide ou é correspondente a algo em características, propriedades, atribuições, etc. Ele se refere a uma característica que expressa semelhança entre dois determinados assuntos ou que seja coerente, apropriado e pertinente.
≡ é o símbolo de congruência, que significa os valores A e B estão na mesma classe de equivalência.
Nesse sentido, a congruência pode ser descrita como a capacidade do psicoterapeuta em ser genuíno com a pessoa do cliente, levando em conta os seus sentimentos e suas percepções para que ele possa tentar contribuir com uma possível reflexão do cliente a respeito de si mesmo para quem sabe colaborar com o crescimento da ...
Se você quer mudar, comece identificando todas as suas desculpas usadas para não fazer algo. Identifique como elas atrapalham a sua vida e comece a transformá-las em algo positivo. É preciso acreditar e se conectar com o que você realmente quer para a sua vida!
39 curiosidades que você vai gostar
1) A atitude de congruência significa que o profissional tem que ser, no encontro com o cliente, o mais próximo possível do que ele é em todas as suas relações. 2) Consideração positiva incondicional: o psicólogo deve vivenciar atitudes positivas de aceitação para com o cliente, sem julgamentos ou reservas.
A segunda característica fundamental em uma relação de ajuda identificada por Rogers na literatura é a congruência. A congruência, a autenticidade ou a sinceridade no contexto das relações de ajuda aparece como a “transparência”: a ouvinte está vivendo abertamente os sentimentos e atitudes que fluem naquele momento.
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.
O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.
Aceitar incondicionalmente significa acolher as manifestações do ser da forma como se apresentam em determinado momento (irado, ressentido, magoado, alegre, decepcionado, confuso, corajoso, medroso, infeliz, depressivo, etc).
6. Diferente (<>) Símbolo responsável para retornar a confirmação se o valor ou referência é diferente de outra, como por exemplo: =A2<>B2 o resultado trará VERDADEIRO ou FALSO, quando o valor de A2 for diferente de B2.
Símbolo da congruência
Congruência significa ter suas diferenças, mas mesmo assim sermos igual. Que tal representar uma grande amizade com este símbolo matemático? Foto: Pinterest/Pinterest.
O tipo será congruente ou simétrico quando apresentar simetria entre os elementos objetivos e subjetivos; será incongruente ou assimétrico quando não houver essa simetria.
Dois ou mais ângulos são considerados congruentes quando possuem a mesma medida.
A luxação pode ser definida tecnicamente como a perda da congruência articular, ou seja, quando um osso sai por completo de sua posição anatômica correta. Pode acontecer com qualquer articulação do corpo, como ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e dedos, por exemplo.
A gestalt-terapia trabalha a pessoa considerando sempre o seu contexto (por isso ela também é “sistêmica”). Ela trabalha o contato e reconhecimento dos seus seus sentimentos e sensações, promovendo uma integração entre os pensamentos e tudo o que o corpo sinaliza e faz.
Os princípios básicos do projeto são os mesmos daquelas regras que a Gestalt apresenta. Equilíbrio, proporção visual, domínio da cor, organização, elementos que compõem a receita para um projeto eficaz.
Para quem é indicada – É útil em problemas pontuais, que vão de obesidade a psicopatia. Duração – Entre 20 e 30 sessões, dependendo do problema. O que é – Para os gestaltistas, os pacientes devem ser analisados em relação ao meio em que vivem, amigos, família e trabalho, e suas atitudes nesse meio.
Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.
São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.
É importante que tudo que o facilitador sinta de forma persistente na relação seja dito. Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.
Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia. Tais atitudes fazem parte de seis condições que elencou serem necessárias e suficientes para as transformações psicoterapêuticas.
Essa compreensão empática consiste em experimentar o que o outro está sentindo dentro de uma condição de “como se” estivesse no lugar dele, vendo através da perspectiva do cliente, podendo dividir com ele toda essa compreensão, favorecendo o desenvolvimento da personalidade do cliente.
A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano.
Como mudar a Netflix para outro país?
Como mudar o ícone dos apps Apple?
O que se pode fazer com a casca do ovo?
Como surgem peixes em represas?
Como secar o cabelo e deixar ondulado?
Quantos escorpiões amarelos nascem de uma vez?
Como secar um tronco de uma árvore?
Como é a reprodução do escorpião?