Há cerca de 2.150 anos, o físico grego Galeno desenvolveu o primeiro creme para o rosto.
Quem criou a maquiagem? Existem registros pré-históricos de homens que costumavam usar substâncias naturais para pintar o corpo e conseguir se diferenciar dos outros membros de um mesmo grupo. Naquele período as tintas eram feitas de lascas de pedras, minerais e sangue de animais.
Os mais antigos indícios achados por arqueólogos datam do Egito Antigo, por volta de 3000 antes de Cristo. “Considerada uma arte pela civilização egípcia, a maquiagem se originou com o kohl”, afirma a físico-química Inês Joeques, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A maquiagem foi originada no Egito, onde pintavam os olhos para protegê-los, já que eram considerados os espelhos da alma, e também em sinal de respeito ao deus do sol.
A Maquiagem surgiu no Egito Antigo por volta de 3.000 a.C., onde a pintura dos olhos era feita com o objetivo de refletir sua alma através dos olhos. Essas pinturas eram feitas com o Kohl, um pigmento preto usado como sombra para sublinhar o contorno dos olhos e das sobrancelhas.
30 curiosidades que você vai gostar
| Foto: Reprodução. De acordo com pesquisas, uma das primeiras sociedades a usar a maquiagem foi a egípcia. Por volta do ano 3000 antes de cristo, os egípcios usavam pó de Kohl (substância rica em chumbo e misturada com gordura animal ou óleo vegetal) ao redor dos olhos e nas sobrancelhas.
A partir do século XVII, a Itália e França passaram a produzir maquiagens, com composições menos tóxicas. E com a chegada da Revolução Industrial, as maquiagens se tornaram popular mundialmente. Hoje, a sombra é essencial para uma boa maquiagem, como você bem sabe.
A maquiagem é uma arte ancestral, encontrada até mesmo entre os homens primitivos, os quais já usavam essências na epiderme, junto com outros enfeites e acessórios. Normalmente esta técnica é aplicada nas pessoas com o objetivo de embelezá-las, mas em várias culturas ela tem finalidades cerimoniais e religiosas.
Uma maquiagem bem feita é capaz de transformar uma pele, valorizar traços marcantes e expressões, além de disfarçar ou até cobrir imperfeições e até mesmo realçar traços.
1. Acto ou efeito de maquilhar. 2. Conjunto de cosméticos ou pinturas usado para maquilhar.
No século 2, o médico e filósofo romano Galeno propôs um creme à base de água, cera de abelha e azeite de oliva.
Muita gente que não vive sem os incríveis produtos da Shiseido nem imagina que a marca já existe há 145 anos. Pois é! Fundada no Japão por Arinobo Fukuhara, em 1872, a empresa de cosméticos é a mais antiga do mundo.
Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados eram endurecidos em alta temperatura, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos graus de dureza do grafite.
Cleópatra é considerada até hoje um ícone feminino por ser uma das mulheres mais fascinantes da História, e sua maquiagem marcante, com olhos delineados de preto e coloridos por. Para criar uma make inspirada na personagem, aposte nas cores preferidas da rainha do Nilo.
Pesquisadores descobrem que os egípcios pintavam os olhos não por vaidade, mas, sim, para protegê-los de infecções.
Entretanto, a tradição de pintar o rosto é mais antiga do que se imagina. ... Foram os egípcios que transformaram o hábito de pintar o rosto em uma tradição estética. A revista Superinteressante conta que esse povo começou a utilizar diferentes produtos para colocar no rosto, fosse com objetivo estético ou de saúde.
É um complemento que vai além de beleza estética, hoje em dia a maioria da maquiagem apresenta em suas composições nutrientes para a pele, vitaminas, hidratantes e até mesmo filtro solar, que são testados dermatologicamente. Ou seja, além de embelezar, ainda protege!
Ela nos ajuda a trabalhar a nossa auto aceitação, onde através dela podemos suavizar os pequenos detalhes que fazem parte da individualidade e que nos incomodam muito às vezes, que prejudicam nossa autoestima. Ajudando-nos a desenvolver a autoconfiança e o empoderamento para fazer o que quiser.
A maquiagem artística é uma técnica diferente da make social, e da que usamos no nosso dia a dia. ... O maquiador artístico pode desenvolver todo o seu lado criativo, podendo abusar das cores, usar diferentes materiais, testar texturas, entre outras coisas para criar a make.
10 tipos de maquiagem para diferentes ocasiõesMaquiagem natural. ... Maquiagem básica para o trabalho. ... Maquiagem neutra. ... Maquiagem monocromática. ... Maquiagem colorida. ... Olho tudo e boca nada. ... Olho tudo e boca tudo. ... Maquiagem clássica.
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.
Nos anos 1920, a maquiagem se popularizou de vez através do cinema e as mulheres imitavam as grandes atrizes: sobrancelhas ultra finas, lábios em tons de vermelho-escuro desenhados em formato de coração e olhos escuros marcaram a época.
Usavam o pó de khol, uma espécie de poeira preta, rica em chumbo, misturada com gordura animal ou óleo vegetal de forma condensada e aplicava-se em volta dos olhos delineando-os fortemente para proteção do sol e insetos. Todos usavam este carvão, as mulheres além dos olhos, o aplicavam nas sobrancelhas para realça-las.
A maquiagem dos anos 90 colocava a boca em evidência com um batom escuro. Já a pele, era pálida e com acabamento bem suave. Os olhos não tinham tenta intensidade no make, mas era comum marcar as pálpebras com sombra marrom ou azul.
As sombras da década de 1930 eram geralmente bastante neutras e claras. Havia constante uso das cores dourada, bege, marrom, azul e verde claro. Foto: Reprodução.
Quando o corpo volta ao normal depois da gravidez?
Como enriquecer a longo prazo?
Como ficou a nova reforma da aposentadoria?
Como está o Vale do Anhangabaú hoje?
Qual o motivo da fuga de Maomé?
Como interpretar o resultado de um antibiograma?
Como o pluviômetro pode ser medido?
Como analisar uma DRE e fluxo de caixa?
O que é cultura digital na educação?
Qual o valor normal de creatinina?
Como interpretar partituras para piano?
Qual a importância da elaboração de um planejamento estratégico na abertura de um empreendimento?