As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta e pelos títulos de nobreza, foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.
São consideradas revoluções burguesas as revoluções inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa) e a Revolução Francesa de 1789. A Revolução Francesa, mais famosa, aconteceu quase um século depois, e foi bem mais drástica.
As Revoluções Burguesas foram o conjunto de revoltas que partiram da burguesia com objetivo de romper com a herança política e econômica que havia anteriormente. Aconteceram em vários locais e datas, mas as principais foram as Inglesas (Puritana e Gloriosa – século XVII) e a Francesa (século XVIII)!
As aspirações econômicas e sociais da burguesia, em detrimento do absolutismo foram responsáveis por essas revoluções. A burguesia almejava o capitalismo e, embora fosse economicamente a classe dominante, era subordinada política e juridicamente à monarquia e à igreja.
Importância da Revolução Gloriosa
A mobilização da burguesia tinha como objetivo combater os privilégios da nobreza típicos do feudalismo e do absolutismo, que impediam o desenvolvimento econômico burguês. No século seguinte, novas revoluções burguesas aconteceram — como a Revolução Francesa.
20 curiosidades que você vai gostar
A concepção da burguesia de "revoluções burguesas" se baseava no Iluminismo, que pregava a liberdade, os direitos do homem e o livre mercado, em oposição ao absolutismo. O conceito é geralmente, ainda que de modo equivocado, restrito à onda revolucionária que ocorreu desde o final do século XVIII.
"Os burgueses franceses de 1789 afirmavam que a libertação da burguesia era a emancipação de toda a humanidade" ( Karl Marx e Friedrich Engels ). A difusão das ideias iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade , que orientaram os revolucionários franceses na luta contra o absolutismo e a desigualdade social.
A Revolução Puritana, um dos muitos nomes possíveis da Revolução Inglesa, foi motivada pela tentativa de Carlos I, então rei do país, em restabelecer o Catolicismo como religião oficial e, consequentemente, perseguir os protestantes mais radicais (naquela época, os puritanos).
Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais: Revolução Puritana e a Guerra Civil; República de Oliver Cromwell; Restauração da dinastia dos Stuart; Revolução Gloriosa.
Quantos dias dura uma crise de dor lombar?
Como acabar com barriga hormonal?
Quais são os artigos indefinidos?
É verdade que vinagre de maçã clareia a pele?
Quais são as fraudes mais comuns no café?
Quais são as patentes da Guarda Municipal?
Em que ano nasceu Emiliano Queiroz?
O que acontece se tomar 4 anticoncepcionais de uma vez?
Quem pode realizar constelação familiar?
Quem tem licenciatura pode dar aula para Educação Infantil?
Quando o trabalho de amarração começa a fazer efeito?
Quais os sintomas de excesso de vitamina C?
Para que serve a coagulação sanguínea?
Qual o prazo para desfazer um negócio?
Quando a suspensão terminar a empresa pode demitir?