causado pelo aumento da absorção de cálcio pelo intestino); pressão alta; perda de apetite; náuseas e vômitos. O abuso de vitamina C pode causar: cólicas estomacais, diarreia e, possivelmente, cálculos renais.
Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.
Altas doses (até o limite superior de segurança – 2.000 miligramas por dia) de vitamina C normalmente não são tóxicas para adultos saudáveis. Ocasionalmente, doses mais altas provocam náuseas ou diarreia e interferem no equilíbrio da atividade antioxidante do organismo.
A vitamina C é um composto hidrossolúvel, ou seja, é dissolvida na água. Se você ingerir uma quantidade elevada desta vitamina, o corpo vai eliminar rapidamente através da urina.
Causas de falta de vitamina C
Assim, alguns dos principais fatores de risco são desnutrição, anorexia, tabagismo, alcoolismo, doenças e inflamações intestinais, como a doença de Crohn, por exemplo. Além disso, durante a gravidez e a amamentação, há aumento da necessidade dessa vitamina.
16 curiosidades que você vai gostar
O corpo humano não é capaz de armazenar a vitamina C por longos períodos, com um ciclo de vida médio de 10 a 20 dias no organismo. Ou seja, o consumo regular de alimentos com vitamina C ou multivitamínicos é essencial para manter a ingestão e o aproveitamento dos seus benefícios.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário. No entanto, antes de fazer este tratamento, deve-se consultar primeiro com o médico.
Vitamina C efervescente em excesso faz mal à saúde? Sim. A dose ideal de consumo varia de acordo com alguns fatores, como idade, sexo, por exemplo. Se a ingestão é feita em excesso, o paciente pode ter alguns efeitos colaterais, como uma nefrolitíase (cálculo renal), por exemplo.
Como fazer muda de suculentas pelo caule?
Como separar os canais de áudio no Obs?
Como separar oxigênio de outros gases?
Como saber o preço de um site?
Como ver quem tá conectado no Wi-Fi Tp-link?
Como separar as sílabas da palavra ficou?
Como saber se ele está perdendo o interesse por mim?
Como se escreve harpa em português?
Como tirar contas vinculadas do Instagram?
Como separar lucro e capital de giro?
Qual a melhor loja do AliExpress para comprar Xiaomi?