A regulação emocional é a capacidade de identificar, compreender e modular nossas emoções. É importante ressaltar que não se trata de evitar ou eliminar a emoção, mas de um novo entendimento sobre como reagir a elas, e continuar a funcionar apesar delas.
Estratégias para regular as emoções naturalmente
Algumas técnicas que podem ser implementadas como estratégias de Regulação Emocional são: manejo do estresse, intervenções baseadas na aceitação, reestruturação cognitiva e mindfullness (Leahy, 2013).
As emoções desempenham um importante papel nas nossas vidas, comunicando nossas necessidades, nossos direitos, frustrações, o que nos entristece ou nos alegra. Identificar estas emoções é fundamental para que possamos realizar as mudanças necessárias em direção a quem ou ao que nos faz mais felizes.
A regulação emocional é o processo consciente de comportamentos, sentimentos e emoções na busca do alcance de um objetivo.
Regulação emocional é definida como uma estratégia de enfrentamento, podendo sê-la, de duas formas: problemática ou adaptativa. Segundo os autores, saber lidar com as emoções de maneira adaptativa pode levar a redução da intensidade das mesmas e da sua exacerbação.
A regulação emocional nos permite ter um controle maior do que falamos no ambiente de trabalho e, assim, melhorarmos a oratória, mantendo-a mais calma e tranquila. Isso possibilita que o interlocutor tenha um entendimento maior do que está sendo explanado.
É por isso que é tão importante conhecer as técnicas para regular as emoções. São métodos simples que nos permitem administrar o que sentimos, de modo que seja mais fácil alcançar um ponto de equilíbrio entre contenção e expressão. Estas são quatro delas. “Aquele que domina os outros é forte; mas aquele que domina a si mesmo é poderoso”.
As emoções são extremamente ricas, têm uma componente informativa/auto-reguladora, uma componente comunicacional, e uma componente motivacional e de acção. As emoções informam-nos dos nossos estados internos e motivam-nos para responder às nossas necessidades no momento.
Se você respondeu “sim” a segunda pergunta acima, então você deve continuar lendo este artigo, pois ele lhe fornecerá os 5 passos necessários para você controlar suas emoções facilmente.
A regulação das emoções tem dois componentes: por um lado é importante regular a experiência emocional, por outro regular a expressão emocional. E é importante, de facto, distingui-los: experienciar uma emoção não implica necessariamente agi-la, e mesmo expressá-la não tem de ser feito de uma forma dura e inapropriada.
Tem como parcelar uma compra depois de feita?
Qual tamanho para imprimir etiquetas?
O que podemos fazer para ajudar as pessoas pobres?
Como se escreve o barulho que o porco faz?
Quantos letras e fonemas tem a palavra enquanto?
Quando começa a fase de crescimento?
Quando se iniciou a linguagem?
Quais são considerados os piores vícios?
Qual a diferença entre esterilização e desinfecção hospitalar?
O que quer dizer recíproco e verdadeiro?
Como evitar que o cisto pilonidal inflame?
O que é melhor dipirona ou paracetamol?
Qual é o pior palavrão da língua inglesa?