Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
Dedução corresponde a determinar a conclusão.
Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. Um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.
O raciocínio é um processo lógico que mostra a coerência interna de um discurso. A lógica é um tema da filosofia que valoriza a lógica interna de um raciocínio filosófico, ou seja, mede o critério de verdade e certeza em um discurso.
O raciocínio, em geral, é a operação pela qual o espírito, de duas ou mais relações conhecidas, concluí uma outra relação que desta decorre logicamente. ... O argumento é a expressão verbal do raciocínio: 3. O encadeamento lógico das proposições que compõem o argumento se chama forma ou conseqüência do argumento.
Raciocinar ou argumentar é um ato característico da inteligência humana. Trata-se de um tipo de operação discursiva do pensamento que consiste em encadear premissas para deles extrair uma conclusão (veja Introdução à Lógica e Argumento).
19 curiosidades que você vai gostar
É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.
O raciocínio lógico é essencial para toda criança, pois ajuda a conquistar melhores rendimentos na escola e no processo de ensino e aprendizagem como um todo. A competência é bastante útil para a reflexão e tomada de decisão na vida adulta, tornando o pequeno mais consciente da realidade e do mundo que o cerca.
ArgumentaçãoOs argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.
Tipos de argumentosArgumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ... Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ... Argumentação por comparação. ... Argumento por causa e consequência. ... Argumento por exemplificação. ... Argumento por enumeração.
Em Psicologia, o termo raciocínio tem o mesmo sentido de pensar, portanto, raciocínio = pensamento. Segundo Magalhães Vilhena, aos objetivos da Psicologia interessa, principalmente, o estudo do "processo efetivo, real, do ato do pensar, das operações psíquicas do pensar consideradas sob o prisma descritivo e genético.
A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.
O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.
Juízo: 2 critério, senso, juízo, discernimento, lógica, racionalidade, razão. Ponderação: ... 4 agudeza, argúcia, cabeça, capacidade, discernimento, entendimento, esperteza, fineza, gênio, intelecção, intelecto, intelectualidade, inteligência, lucidez, mentalidade, mente, perspicácia, sagacidade, sapiência.
Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.
Significado de obtuso: Pessoa sem capacidade de raciocínio.
Raciocínio é também um processo mental, mas pode ser entendido como um subprocesso do pensamento. No entanto, a principal diferença é que, ao contrário do pensamento que pode ser consciente ou um processo inconsciente, o raciocínio é definitivamente um processo consciente.
5 tipos de argumento que você precisa conhecerArgumento de autoridade. ... Argumento histórico. ... Argumento de exemplificação. ... Argumento de provas concretas. ... Argumento de comparação.
TIPOS DE ARGUMENTOSArgumento de Autoridade: ... Argumento por Causa e Consequência: ... Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ... Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ... Argumento por analogia (ou a simili): ... Argumento de Senso Comum: ... Argumento de fuga:
Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.
Sobre o Argumento
Por isso, todo o artigo deve poder ser resumido por um argumento central. É com esse argumento que o autor articula sua opinião pessoal (a tese ou a conclusão de seu raciocínio e os dados e as justificativas que a sustentam).
No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).
Como o raciocínio lógico ajuda a associar conteúdos e a organizar os pensamentos, isso contribui também para o aprendizado da criança. Consequentemente, o seu desempenho escolar pode ser melhorado — não apenas em disciplinas como matemática, como também naquelas que abordam linguagem, memorização e argumentação.
Importância de desenvolver o raciocínio lógico
O desenvolvimento do raciocínio lógico cria jovens e adultos críticos e com um grande senso argumentativo. É através dessa característica que desenvolvemos a capacidade de criar e interpretar diversas situações do nosso cotidiano, influenciando em resultados positivos.
Com o tempo, é possível introduzir outros tipos de jogos como Sudoku, caça-palavras e palavras cruzadas. Eles também são atividades que estimulam o raciocínio.
De maneira geral, no estudo da lógica, nos interessa saber se a conclusão de um raciocínio constitui realmente uma consequência dos dados conhecidos e utilizados ou das hipóteses levantadas. Ou, como dizemos contidamente, se o que pensamos e dizemos “ faz sentido” ou se “tem razão”.
Como aliviar infecção urinária imediatamente caseiro?
Como se define que um trabalho é insalubre ou não?
Quando a China começou a crescer economicamente?
Quais são as aves que comem carniça?
Qual era o principal objetivo dos artistas modernistas?
Quanto ganha um geneticista em Portugal?
Quantos cubanos vivem na Flórida?
O que é licença secundária PS4?
Quanto ganha em média um trader esportivo?
São características do espaço urbano?
Como começar a estudar para o vestibular do zero?
Quantas questões eu preciso acertar na prova teórica do DETRAN?