O que é Proibição de comportamento contraditório?

Pergunta de André Igor Pinheiro em 30-05-2022
(25 votos)

[1] Expressão de origem latina que significa “Ninguém pode ser ouvido alegando a própria torpeza”. [2] GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri.

O que é o comportamento contraditório?

Assim, o comportamento contraditório se apresenta no campo jurídico como uma conduta ilícita, passível mesmo, conforme a situação concreta de prejuízo, de indenização por perdas e danos, inclusive de índole moral. A aplicação do princípio não exige dano efetivo, porém, basta a potencialidade do dano.


Quais pressupostos para aplicação da proibição do comportamento contraditório?

Pode se afirmar que são quatro os pressupostos para aplicação do princípio de vedação do comportamento contraditório: a) factum proprium; b) legítima confiança de outrem na conservação do sentido objetivo desta conduta; c) um comportamento contraditório; e d) a existência de um dano ou um potencial de dano a partir da ...

O que é proibição de venire contra factum proprium?

O instituto da proibição do venire contra factum proprium veda o comportamento contraditório e resguarda a boa-fé objetiva, bem como o cumprimento de seus deveres contratuais com lealdade, probidade e boa-fé. "Venire contra factum proprium postula dois comportamentos da mesma pessoa, lícitos em si e diferidos no tempo.

O que é venire contra factum proprium exemplo?

Venire contra factum proprium, ou nemo potest venire contra factum proprium, é um brocardo latino que significa "vir contra seus próprios atos", "ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos". É um princípio base do Direito Civil e do Direito Internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.

Anderson Schreiber - A Proibição de Comportamento Contraditório


30 curiosidades que você vai gostar

Seria venire contra factum proprium?

A expressão "venire contra factum proprium" significa vedação do comportamento contraditório, baseando-se na regra da pacta sunt servanda. Segundo o prof. Nelson Nery, citando Menezes Cordero, venire contra factum proprium postula dois comportamentos da mesma pessoa, lícitos em si e diferidos no tempo.

O que é e como se aplica o venire contra factum proprium no âmbito das relações familiares?

- Nas relações jurídicas, é vedado o comportamento contraditório (venire contra factum proprium), que se fundamenta na tutela da confiança e que mantém relação com a boa-fé. - O princípio do tu quoque veda à parte um comportamento incompatível com uma conduta anterior.

O que é Supressio Surrectio e tu quoque?

A diferença evidente, portanto, entre o tu quoque e suppressio e surrectio é que, no primeiro, existe objetivamente a violação a uma norma ou mesmo a uma disposição do contrato por uma das partes que, posteriormente, busca se beneficiar da própria torpeza, enquanto nos segundos a conduta não é, em si mesma, ilícita, ...

O que significa o termo tu quoque?

Trata-se da regra de tradição ética que, verdadeiramente, obsta que se faça com outrem o que não se quer seja feito consigo mesmo”.



Outras questões

Como projetar animal 3D?

Como assistir Amazon Prime na TV?

Como se usa um pós Love?

Como mudar para Enem Digital?

Como ativar o quartzo rosa?

Como mudar o Idioma do app Kindle?

Como fazer um texto virar áudio?

Qual tipo de colágeno tem no pé de galinha?

Como trabalhar o protagonismo estudantil?

Para que é indicado o remédio Otomixyn?

Como mudar o endereço do meu cartão?

O que fazer quando o marido está depressivo?

Como anunciar um app no Facebook?

Como multiplicar várias células por um número?

Como mudar o idioma do jogo no PS4?

Como se desenvolve um debate?

Como ser amigo de uma pessoa introvertida?

Como mudar o idioma do Word do celular?

É possível namorar à distância?

Como se lê lide?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com