Um Programa de Integração envolve muito mais do que o mero repasse de informações. Consiste em buscar a melhor relação entre o funcionário e a instituição, de forma que o recém chegado possa conhecê-la e tornar-se parte dela, visando ajustá-lo ao ambiente.
Programas de Integração são etapas de adaptação simplificadas para talentos recém contratados se sentirem parte da equipe e conhecerem mais sobre a empresa como um todo. Dentro destas etapas, é possível que os novos colaboradores aprendam: Princípios, metas e objetivos da sua companhia.
O programa de integração também é conhecido como onboarding, que se trata de um processo em que o novo colaborador vai se inteirar sobre a cultura organizacional, objetivos de negócio, áreas da empresa, modo de trabalhar e outras informações essenciais para quem está começando.
A integração de funcionários é um programa para inserir novos colaboradores no ambiente de trabalho, de modo que eles se sintam parte da organização. Essa etapa também pretende engajar os profissionais que já trabalham na empresa para elevarem a qualidade do serviço.
O programa de integração precisa de planejamento e estrutura, portanto, divida o que vai acontecer na pré-chegada, na recepção, quais são as orientações necessárias e levante todo o conteúdo que deve ser passado para um novo funcionário.
15 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de programas de integraçãoinicie enviando um e-mail de boas-vindas para a equipe de funcionários da empresa no dia anterior ou no começo do dia, avisando sobre a chegada do novo funcionário;oriente a recepção para atendê-lo;faça um tour pelo local de trabalho, apresentando-o a todas as equipes;
Basicamente, a integração na empresa engloba uma série de conversas, apresentações e rituais que devem ajudar o novo contratado da equipe a compreender o que a empresa faz. Assim como seus valores, missão, objetivos e o plano de ação da carreira do funcionário.
Os programas de integração para novas contratações são essenciais, porque incorporam desde o início a cultura da sua empresa aos colaboradores e prepara-os para a jornada que irão percorrer. As equipes de RH e de Gestão de Pessoas sabem que recrutar um candidato com sucesso é apenas metade do trabalho.
Um verdadeiro processo de integração dos colaboradores tem por objetivo facilitar a adaptação deles no ambiente de trabalho, divulgar a cultura da empresa, sua missão, valores, e os comportamentos adequados e aceitos por ela, a fim de alinhar as expectativas da empresa e o desempenho de seus membros.
Usualmente chamado apenas de “integração”, esse tipo de treinamento pode utilizar variados métodos, técnicas, estratégias e até plataformas para ser colocado em prática. Ele também possui uma curta duração (dificilmente dura mais do que um dia).
O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo. 1. Apresentação das Políticas de Recursos Humanos (Visão, Missão e Valores).
O processo de integração na empresa, também chamado de onboarding, visa inserir o funcionário recém-contratado ao ambiente de trabalho. Quem nunca começou em um emprego novo e se sentiu totalmente perdido nos primeiros dias? É exatamente essa sensação que a integração de equipes busca minimizar.
Este importante programa pode ser usado tanto no momento da chegada de um novo funcionário como periodicamente, com o intuito de integrar todos os colaboradores de todas as áreas ou transmitir novas diretrizes.
O objetivo da integração é reduzir o tempo de adaptação e treinamento, proporcionar maior segurança na execução das atividades, estabelecer uma relação de confiança, auxiliando no relacionamento com os demais funcionários.
Convivência social
A integração social tem como objetivo potencializar as pessoas com o desenvolvimento de sua própria autonomia. Deste ponto de vista, a integração de pessoas que sofrem algum tipo de deficiência ou invalidez tem avançado consideravelmente.
O processo de integração é de suma importância, já que, por meio dele, o novo contratado pode se sentir realmente parte da empresa e produzir muito mais. Além disso, a equipe de trabalho pode atuar com maior sinergia, aumentando o sucesso no que é feito.
O objetivo principal de um treinamento de integração é informar o novo colaborar e fazer a transição para que ele se sinta parte da empresa e esteja alinhado com as expectativas da empresa. Esse primeiro contato é muito importante e realizá-lo da forma correta gera segurança e confiança do funcionário com a empresa.
Um processo de integração eficaz deve incluir alguns pontos fundamentais, que eu listo a seguir: apresentação dos novos colaboradores; apresentação dos produtos/serviços da Organização e de sua história; apresentação da missão da Organização, seus valores, e a visão de futuro; apresentação das políticas corporativas ( ...
8 dicas para promover integração de equipesInvista em tecnologias de comunicação. ... Integre diferentes perfis na empresa. ... Resolva os conflitos o quanto antes. ... Monitore e mensure os resultados. ... Mantenha uma comunicação clara e objetiva. ... Ouça os colaboradores. ... Envolva diferentes departamentos. ... Trabalhe a autonomia.
Quais são os pontos que ele deve abordar?Mensagem de boas-vindas. ... Objetivo do manual. ... História da empresa e apresentação dos sócios. ... Cultura, visão, missão e valores da empresa. ... Políticas e procedimentos internos. ... Atribuições do cargo do novo colaborador. ... Reúna as informações necessárias.
4 melhores práticas de integração de novos colaboradores1 – Não deixe de falar dos pontos básicos da empresa. ... 2 – Conheça antecipadamente qual a personalidade no novo colaborador. ... 3 – Crie um roteiro de ações e atividades para as primeiras semanas de trabalho. ... 4 – Faça o acompanhamento contínuo do novo colaborador.
Um bom treinamento de integração deve conter
apresentação da história e da filosofia da empresa; estímulo ao desenvolvimento de competências desejadas pela organização, como relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, iniciativa e criatividade.
E os principais elementos que devem constar neste documento de integração de colaboradores são:Mensagem de boas vindas. ... Objetivo do manual. ... História da empresa. ... Apresentação de sócios. ... Soluções e serviços. ... Políticas da empresa e procedimentos internos. ... Funções do novo funcionário.
5 passos essenciais para a integração de novos colaboradoresDesenvolva uma política de boas-vindas. ... Crie documentos informativos e guias com as rotinas da empresa. ... Aposte em treinamentos. ... Faça a apresentação da empresa e dos serviços oferecidos por ela. ... Tenha um descritivo das funções do novo funcionário.
Quais documentos devem ser solicitados na integração?Termo de proposta de trabalho.Contrato de confidencialidade.Anuência de recebimento de documentos.Tenha um processo de onboarding fácil.Ofereça um treinamento de qualidade.Estabeleça metas claras.Crie uma cultura de boas vindas.Participe do processo de integração.
Como achar um agente de atores?
O que devemos refletir no portfólio?
Como os brasileiros são chamados nos EUA?
Qual o período da época de cheia no Pantanal?
Como o povo pode exercer o poder?
Como o povo de Luzia chegou à América?
Pode pedir impeachment de vereador?
Como imprimir um calendário de 2021?
Como conseguir rinoplastia pelo plano?
Quando se deve tomar vitamina C?
Como saber se um legume é orgânico?
Como saber se eu posso estacionar?
Em que situação a gliconeogênese é ativada?