Boldo chinês é uma herbácea, pertence à família Lameacea, nativa do Mediterrâneo e do Oriente, perene, suculenta, de 30-40 cm de altura espalhando-se por cerca de 1 metro de largura e muito ornamental.
Plectranthus neochilus S é o nome científico do boldo chinês. Apesar disso, ele também é conhecido como boldo-rasteiro, boldinho e boldo-miúdo. O tamanho normalmente não ultrapassa 4 metros. Vive por várias décadas e embora forneça as folhas o ano inteiro, as flores aparecem somente no verão.
O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado. O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos.
"Não recomendamos o uso interno de outro boldo porque ele tem uma substância considerada tóxica, como a foscolina, que tem uma atividade sobre o sistema nervoso central e é um irritante gástrico muito forte.
O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
38 curiosidades que você vai gostar
Já o boldo-do-chile, conhecido como boldo-verdadeiro, não é cultivado no Brasil. As folhas secas da planta são benéficas para o estômago, proteção do fígado e má digestão.
As duas principais e mais utilizadas são o boldo verdadeiro, também conhecido como boldo do Chile (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr), amplamente encontrado e cultivado em todo o território nacional.
É uma planta herbácea/ subarbustiva medicinal, muito conhecida e cultivada em jardins domésticos. Cultivada como planta ornamental pela sua beleza, mas principalmente utilizada pelas suas propriedades medicinais, muito semelhantes às do boldo-do-chile (Peumus boldus).
Existem cinco tipos de boldo, mas os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo-do-Chile (chamado também de boldo verdadeiro), Peumus boldus Molina, e o Boldo-da-terra (ou falso boldo), Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus, e algumas de suas principais substâncias ativas são a boldina, o ácido rosmarínico e a ...
É muito comum encontrarmos pé de Boldo da Terra (Plectranthus barbatus) em muitos jardins por ai, principalmente de avó, mas podemos encontrar também outros tipos de Boldo, como o Boldo Míudo (Plectranthus neochilus), ambos da mesma família e originários da África, mas enquanto o primeiro tem um porte arbustivo, ...
O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.
É indicado para enfermidades hepáticas e biliares (hepatites, calculose e cólicas biliares), dispepsias, flatulências e fermentações, obstipação intestinal, afecções gástricas (gastrites e úlceras pépticas), inapetência e diarréias agudas por intoxicação alimentar (efeito antitóxico).
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite. Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.
O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim. Seu chá pode ser feito como decoto ou tisana, o sabor não é tão amargo. Serve para facilitar a digestão e não deve ser usado diariamente, muito menos dado à crianças menores de 7 anos e mulheres grávidas.
O boldo pode danificar o fígado se o consumo for exagerado. Ele ainda é contraindicado para grávidas, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doença no fígado (hepáticas) e distúrbios nos rins.
Chás de boldo e hortelã ajudam na digestão após os exageros de fim de ano; veja receitas.
Benefícios do chá de boldo com limão
O chá ajuda a estimular o funcionamento do fígado, por exemplo. Além disso, é uma boa opção para quem está no processo de emagrecimento. Especialmente porque possui uma ação diurética bastante expressiva. Para o tratamento de vesícula, ele também é uma boa ferramenta.
Modo de preparo:
Adicionar o boldo picado na água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições.
Coloque imediatamente uma colher (sobremesa) de Boldo Brasileiro, uma colher (sobremesa) de Losna e uma colher (sobremesa) de Menta. Abafe por 10 minutos e coe. Ideal é consumir uma xícara antes das principais refeições, para tratar males do fígado e vesícula (Jardim de Flores, 2008).
Chá de boldo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de manhã em jejum, e outra, 30 minutos antes das principais refeições. Colecistite, diarreia alimentar.
Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono. Antioxidante: atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Folhas simples, inteiras, membranáceas, glabras, de 5-12 cm de comprimento, com sabor amargo. Flores discretas, de coloração esbranquiçada, reunidas em pequenas panículas terminais e axilares de capítulos alongados.
A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Introdução: A maioria dos estudos efectuados têm vindo a demonstrar que os alimentos ricos em antioxidantes, como o chá de Boldo, onde existem alcalóides (boldina e catequina) que podem prevenir o desenvolvimento da Diabetes Mellitus, devido à inativação dos radicais livres de oxigénio e inibição da peroxidação ...
Como tirar uma carteira de mestre?
Como desativar autenticação de dois fatores do Facebook?
Como tirar barra de rolagem no CSS?
Tem como tirar a CNH pela internet?
Como tirar o pause da tela do YouTube?
Como tirar print com a nova atualização do Xiaomi?
Como tirar a primeira Carteira de Trabalho Digital?
Como tirar Carteira da imprensa?
Como pescar com a isca artificial?
Como retirar imagem de álbum de música?
Como tirar a barra de rolagem horizontal HTML?
Qual o tamanho do vaso para plantar uva?
Qual a idade para tirar a Carteira de idoso?
Qual a melhor época para plantar couve-manteiga?
Como tirar o ronco do nariz do bebê?
Como se diz qual é seu nome em árabe?
Quem declarou a independência da Argentina?