Significado de Presar verbo transitivo direto [Antigo] Deixar aprisionado, preso; aprisionar. [Gramática] Grafia atual e preferencial: apresar.
1. Estimar muito. 4. Estimar-se, respeitar-se, ter dignidade.
Conjugação do verbo: prezar
Possuir ou demonstrar apreço, consideração; estimar: prezar o amor; prezar os pais.
O verbo prezar, com z, se refere ao ato de ter grande apreço, consideração, estima, simpatia ou respeito por alguém ou por alguma coisa, sendo sinônimo de estimar, valorizar, respeitar. Pode significar também o ato de querer muito algo, sendo sinônimo de desejar, almejar.
Tem consideração e respeito: 1 considera, estima, respeita, admira, aprecia, acata, reverencia, valoriza, apreça.
Desejar para si mesmo; querer muito; almejar: prezar a tranquilidade da alma. Submeter ou acatar; seguir algo ou alguém: preza as normas sociais; preza a justiça. verbo pronominal e predicativo Orgulhar-se, honrar-se, ufanar-se: uma pessoa que se preza não se humilha desta forma; ele preza de ser cantor.
Verbo prezar – Presente do indicativo: (Eu) prezo (Tu) prezas (Ele) preza (Nós) prezamos (Vós) prezais (Eles) prezam . Prezar tem sua origem na palavra em latim pretiare. Presar: tomar como presa. O verbo presar, com s, se refere ao ato de tomar como presa, ou seja, aprisionar, capturar, prender, apresilhar.
Prezo ou preso. Essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devem contudo, ser usadas em situações diferentes porque têm significados diferentes. Preso, com s, é a palavra mais usada pelos falantes, indicando tanto um presidiário como algo ou alguém que está amarrado, ligado, unido, pregado, encerrado,….
Preso: verbo prender. Preso é o particípio passado irregular do verbo prender, indicando algo ou alguém que está detido num lugar fechado, sem se poder movimentar, agarrado a outra coisa, ligado sentimentalmente, interessado em alguém e/ou comprometido com alguma coisa. Exemplos com preso: O vizinho já está preso no elevador há duas ...
Essa regra também se aplica a todos os derivados de prezar. É um adjetivo usado para se referir a algo ou alguém que é querido, estimado, cuidadoso ou bem higiênico. Pode ainda ser utilizada em associação com a palavra senhor (a), para se dirigir ao destinatário em uma carta ou comunicação de aspecto mais formal.
Como vencer as cartas de deuses egípcios?
Como fica o cruzamento de Shih Tzu com Lhasa?
Como o barroco se desenvolveu?
Como vai funcionar o comércio em Campina Grande?
Como avanço da ciência pode ameaçar os direitos humanos?
Como enviar um e-mail de reunião no Outlook?
Como fica o verbo falar no infinitivo?
Como tratar recém-nascido com sífilis?
Como marcar uma reunião no zoom?
Quanto tempo o bebê pode dormir no ninho?
Qual a posição de um feto de 6 meses?
Como passar comercial na Twitch?
Como conjugar o verbo fazer no futuro?
Qual o conceito de cultura para Edward Tylor?
Quantas vezes o Templo de Salomão foi destruído?