Assim, para efetivar a doação de imóvel, os interessados devem comparecer a um cartório portando documentos e a escritura da propriedade. Normalmente esses documentos são pessoais como CPF, RG, Certidão de Casamento, Comprovante de Endereço e outros que podem ser solicitados pelo cartório.
Como realizar uma doação em vida? Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).
Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o meio mais barato para transferir um patrimônio.
Os custos de uma transferência de imóvel, do tipo doação/herança, são: Custo do ITCMD: em média, 8% do valor venal do imóvel; Custo do inventário: em média, 12% do valor venal do imóvel; Custo dos registros em cartório: em média, 2% do valor venal do imovel.
Para imóvel, a doação pode ser feita apenas através de registro em cartório, com alteração da escritura que pode variar em valores a partir de R$3.000,00. Quando o valor do imóvel a ser transferido é superior a 30 vezes o salário mínimo vigente no Brasil, será preciso registrar publicamente essa doação.
21 curiosidades que você vai gostar
A principal diferença entre os institutos é o momento em que irá prevalecer os efeitos, em que a doação tem eficácia imediata (em vida) e o testamento somente irradia efeitos após o falecimento. Desta maneira, a partir da vontade da pessoa pode se estabelecer qual é o instituto que melhor se amolda.
A maneira legal de transferir um imóvel em vida, para que não seja um processo de compra e venda, é fazer doação. Quando trata-se de local onde os pais residem, é comum que seja transmitido com cláusula de usufruto vitalício para os doadores.
A transferência é feita por meio da escritura pública, documento que precisa ser lavrado no Cartório de Notas, assinado pelas partes e registrado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde está localizado.
O primeiro gasto fica por conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado nos casos de transferência de propriedade. Quem paga a conta é quem vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. Apenas em caso de permuta é que os dois envolvidos dividem o valor.
Como escrever o nome morena em inglês?
Qual o rendimento anual do agregado familiar?
Como é feito o cálculo de lucros cessantes?
Como calcular o mol de um elemento?
Qual o resultado de um produto escalar?
Como calcular o perímetro de uma figura plana?
Quanto vale a grama do ouro usado?
Como é formada a radiação gama?
Qual é a unidade de medida do vácuo?
Como calcular o prazo médio de fabricação?
Como calcular o volume de um cilindro?
Como calcular o volume de gás?
O que é liquidez seca conceito?
Como se calcula o módulo da velocidade média?
Como funciona reembolso de convênio Porto Seguro?
O que faz um corretor associado?