Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções.
Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
Talvez a sua rotina seja marcada por menos “mistérios” se você desenvolver sua inteligência emocional. ... A boa notícia, segundo Furlan, é que esse tipo de inteligência pode ser treinado. “É possível trabalhá-la em quatro eixos: autopercepção, percepção social, autogestão e gestão de relacionamentos”, afirma.
Segundo pesquisas, o cérebro emocional aprende através de experiências repetidas. Portanto, depois de identificar seus pontos fracos, é preciso centrar forças neles até desenvolvê-los. É necessário enxergar as oportunidades do dia a dia para praticar suas competências em desenvolvimento.
O QUE É E PARA QUE SERVE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.
A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.
4 pilares da inteligência emocional para desenvolver e melhorar a vida pessoal e profissional. Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.
Un componente clave para desarrollar la inteligencia emocional es la capacidad de reconocer y comprender tu propio carácter, estado de ánimo y emociones, para ello debes: Aprender a mirarte a ti mismo objetivamente, conocer tus fortalezas y debilidades. Llevar un diario para saber de forma precisa cómo te has sentido y analizar las tendencias.
Las personas que son emocionalmente inteligentes suelen estar motivadas por cosas más allá de las meras recompensas externas, como la fama, el dinero o el reconocimiento social. Pueden sentir una genuina pasión que les lleva a cumplir con sus propias necesidades y objetivos internos.
Los cuatro factores de Inteligencia Emocional. Salovey y Mayer propusieron un modelo que identifica cuatro factores diferentes de la Inteligencia Emocional y que son: la percepción emocional, la capacidad de razonar usando las emociones, la capacidad de comprender las emociones y la capacidad de manejar las emociones.
Peter Salovey y John D. Mayer fueron los principales investigadores de la Inteligencia Emocional en 1990.
Qual a diferença entre pênfigo e penfigóide?
Como calcular taxa efetiva mensal e anual na HP 12c?
O que fazer para parar de estalar o pescoço?
Quando ocorre a difusão facilitada?
Quanto custa contabilidade digital?
Pode tomar ayahuasca tomando antidepressivo?
Quais os tipos de embargos na Justiça do Trabalho?
Quais produtos vender para ganhar dinheiro?
Quando sai líquido transparente da mama é sinal de gravidez?
Qual a carga horária do curso de extensão?
Quais as características da indústria brasileira a partir desse momento?
Como imprimir uma matriz em Portugol?
Para quem devo acender vela amarela?
Quais os melhores alimentos para quem tem TDAH?