A poesia concreta (ou poema concreto) tem início com o movimento de vanguarda concretista no século XX. ... O movimento propunha uma nova linguagem literária, no entanto, ele não se restringiu somente ao campo literário, apresentando também diversas manifestações na música e nas artes plásticas.
A poesia concreta brasileira surgiu com a publicação da revista Noigandres, em 1952, de responsabilidade de poetas como Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. No entanto, o lançamento oficial do Concretismo brasileiro ocorreu em 1956, na Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.
substantivo feminino [Literatura] Movimento literário de caráter experimental, surgido em meados do século XX no Brasil, pelos trabalhos de Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos, e que toma o aspecto gráfico do poema como seu elemento central.
O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. ... No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari.
Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 19, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).
Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
As principais características da poesia concreta são: 1 Uso da linguagem verbal e não-verbal 2 Experimentalismo poético 3 Poesia visual 4 Efeitos gráficos, sonoros e semânticos 5 Aspectos geométricos 6 Supressão do verso e estrofe 7 Desaparecimento do eu-lírico 8 Eliminação da poesia intimista 9 Racionalismo More ...
Os poetas concretos, representados aqui por Augusto de Campos (1931), foram em busca de uma nova linguagem que fosse capaz de provocar o leitor e tira-lo da sua zona de conforto. Em Pós-tudo, um poema ensimesmado, o autor reflete sobre o próprio fazer literário]
Também é chamada de (ou confundida com) poesia visual em algumas partes do mundo. O concretismo, primeiramente, foi um movimento europeu das artes plásticas, na década de 1930, e da música, na década de quarenta. Dizia-se "concreto" por oposição à ideia de "abstrato" [carece de citação].
Em 1950 publicou seu primeiro livro de poemas, Carrossel, e, em 1952, participou da fundação e da edição da revista-livro Noigandres, em parceria com os poetas Haroldo de Campos (1929-2003) e Augusto de Campos (1931).
Quais os cuidados após a micropigmentação na sobrancelha?
Como calcular o fator de correção?
Qual a melhor maneira de se livrar das dívidas?
Qual a diferença do ônibus executivo para o comum?
O que significa luz branca no controle PS4?
Quanto tempo dura saque aberto?
Qual a altura da Sakura Haruno?
Porque os irlandeses odeiam os ingleses?
Como é organizado e estruturado o sistema de ensino brasileiro?
Qual o nome do cachorro do frio?
Porque o símbolo da Enfermagem e uma lâmpada é uma cobra?