Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente.
O que são purinas? São compostos que quando metabolizados, formam o ácido úrico. Encontrados principalmente nos alimentos ricos em proteínas e quando consumidos em excesso, podem elevar os níveis de ácido úrico, podendo acarretar problemas como gota e litíase renal.
Citosina (C), timina (T) e uracila (U) são bases denominadas pirimidinas e caracterizam-se por possuírem um anel de seis átomos. Guanina (G) e a adenina (A) são bases denominadas purinas e destacam-se por possuírem um anel de seis átomos fusionado a um anel de cinco átomos.
As pirimidinas se ligam às purinas para unir as duas cadeias do polímero de DNA ou RNA. ... No DNA, a citosina se liga à guanina e a timina se liga à adenina. A conexão entre citosina e guanina é feita de três ligações de hidrogênio, enquanto a conexão entre timina e adenina apresenta duas ligações de hidrogênio.
33 curiosidades que você vai gostar
Assim como as purinas, as pirimidinas também podem ser produzidas por síntese orgânica. Através da hidrólise de nucleotídeos (quebra de nucleotídeos com perda de fosfato) são produzidos os nucleosídeos (uma base ligada a uma pentose) pirimídicos citidina, uridina e timidina.
Citosina (C) e Timina (T), são as bases pirimidinas, ou seja, menores e com um anel a menos em relação as purinas. Os grupos funcionais das bases são os nitrogênios dos anéis, os grupos carbonilas e amino exocíclicos. Adenina (A) e Guanina (G), são as bases do grupo das purinas.
Bases Nitrogenadas do RNA
O RNA é composto pelas seguintes bases: Adenina (A) e guanina (G), que são bases púricas. Citosina (C) e uracila (U), que são bases pirimídicas.
Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.
Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas» Adenina (A)» Guanina (G)» Citosina (C)» Timina (T)
O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.
Não somente as carnes vermelhas são alimentos ricos em purinas, como também os frutos do mar podem conter altos níveis desse componente. Um estudo do New England Journal of Medicine avaliou que esses alimentos, quando consumidos em excesso, também estão associados a um risco aumentado de gota.
O álcool, por ser considerado mais tóxico para o organismo do que o ácido úrico, o corpo opta por excretar (jogar fora) o álcool e depois o ácido úrico. Por causa disso que bebidas destiladas aumentam os níveis de ácido úrico.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.
Os defeitos congénitos do metabolismo das purinas e pirimidinas constituem um subgrupo de doenças hereditárias do metabolismo de tradução clínica muito variada. Podem envolver os sistemas nervoso, renal, hematológico e/ou imunitário e apresentar-se em qualquer idade.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Uracila é uma das quatro bases nitrogenadas encontradas na molécula de ARN: uracilo e citosina (derivada de pirimidina) e adenina e guanina (derivadas de purina). Ácido desoxirribonucleico ( DNA ) também contém cada uma destas bases nitrogenadas, exceto que a timina é substituída pelo uracilo.
As bases nitrogenadas adenina, guanina e citosina são comuns ao DNA e ao RNA, sendo que a base timina ocorre somente no DNA e a base uracila ocorre somente no RNA.
O DNA é um ácido nucleico que apresenta dupla-hélice, possui a desoxirribose como pentose e suas bases nitrogenadas são adenina, guanina, citosina e timina. Já o DNA apresenta a ribose como pentose, sua fita é simples e suas bases são adenina, guanina, citosina, uracila.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
Citosina, guanina e adenina são bases nitrogenadas comuns ao DNA e RNA. Já a uracila é exclusiva do RNA, e a timina, exclusiva do DNA.
É formado por três tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina) que irão formar moléculas de DNA distintas conforme a sequência e a quantidade desses nucleotídeos.
Os dois ácidos nucleicos existentes são o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos.
Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica.
Ambas são bases nitrogenadas. No entanto, as pirimidinas contêm um anel carbono-nitrogênio e as purinas contêm dois anéis carbono-nitrogênio. Adenina e guanina são purinas, enquanto timina, citosina e uracil são pirimidinas. Em uma molécula de DNA, uma base de pirimidina sempre emparelha com uma base de purina.
Para que serve amoxicilina com metronidazol?
O que é a densidade do cabelo?
Qual é a diferença de alfabetização e letramento?
Qual é o valor relativo do algarismo 2?
Como diferenciar infrações de trânsito?
Qual vinho é bom para tomar todo dia?
Quais problemas podem ser ocasionados devido à falha na locação da obra?
Como fazer uma macro atualizar automaticamente?
Porque AVC em jovens é mais grave?
O que sai na fumaça do diesel?
Como ir para as ilhas phi phi?
Quanto tempo para curar uma gripe?
A dirreia pode ser causada por medicamentos?