O PICC é um dispositivo inserido por uma veia periférica, que migrará até a veia cava superior ou inferior e que apresenta baixos riscos de infecção e de complicações desde o momento da inserção até a sua retirada1.
O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.
O acesso vascular pode ser efetuado por punção percutânea ou por dissecção cirúrgica do vaso sanguíneo a ser cateterizado. Os vasos sanguíneos utilizados podem ser veias e artérias. Existe ainda o acesso intra-ósseo, utilizado em situações de emergência, quando não é possível a colocação de acessos habituas.
Fragilidade vascular, transfixação venosa e obstrução do cateter foram os principais motivos de insucesso na inserção do PICC. Alteração da viscosidade sangüínea foi uma intercorrência identificada pelas enfermeiras na inserção do PICC. A prevalência de sucesso do procedimento foi de 64,9% (24 RN).
A utilização de cateteres centrais para garantir o acesso venoso é uma tecnologia importante para a sobrevida, especialmente, de recém-nascidos prematuros e dos que possuem patologias que demandam cuidados intensivos neonatais.
As punções devem ser iniciadas nas áreas distais dos membros superiores evitando-se as áreas de articulação. As veias de escolha para PVP em recém-nascidos são os vasos do arco dorsal, cefálica, basílica, veias epicranianas, jugular e veias dos membros superiores e inferiores(11).
A implantação do cateter PICC pode ser feito por um médico cardiovascular ou enfermeiro habilitado, dura em média uma hora e pode ser feito em um ambulatório, não sendo necessário a internação em um hospital. Antes de começar o procedimento, a pessoa é acomodada em uma maca, tendo que ficar com os braços esticados.
As veias mais comumente usadas são a basílica e cefálica. A indicação do PICC é para administrar antibióticos, antifúngicos, hemoderivados, nutrição parenteral, quimioterápicos, entre outros. Alergias cutâneas no local a ser puncionado ou alergias ao material que o cateter foi confeccionado.
Confira agora o passo a passo dos principais procedimentos e cuidados de enfermagem com PICC ( Cateter Central de Inserção Periférica ). Para que o procedimento seja realizado com maior eficiência, recomenda-se que os profissionais trabalhem em dupla de enfermeiros ou em dupla de médicos.
Nas instituições onde o uso de PICC é implantado, deve ser elaborada uma estratégia de educação continuada que permite capacitar os profissionais quanto à sua manipulação e manutenção. -Administrar soluções vesicantes e irritantes.
Tratamento de infecções graves: consiste na administração de antibióticos, antifúngicos ou antivirais pela veia; O PICC também pode ser usado para transfusão de sangue ou de plaquetas, desde que o médico autorize e que sejam realizados cuidados de enfermagem, como lavagem com soro fisiológico.
Como calcular a tensão de um capacitor?
Qual é o objetivo do anarquismo?
O que causa discinesia escapular?
Como ocorre o processo de contração do músculo estriado cardíaco?
Como ver a quantidade de impressões no Instagram?
Como funciona a excreção da urina?
Como medir desenhos no Illustrator?
Como medir a capacidade de um roteador?
O que é a baía da fazenda 2020?
Como renovar o ID Jovem vencido?
Qual a diferença de caixa de inspeção e caixa de passagem?
Como renovar carteira de identidade?
Quanto tempo dura a cola cirúrgica?
Como é uma centena no jogo do bicho?
Como renovar licença de pesca 2021?
Quantas questões preciso acertar para passar na PF?