A vaselina ou gelatina de petróleo é uma parafina líquida: é oleaginosa, límpida, incolor, não fluorescente, inodoro quando frio, e insípido. Insolúvel na água e no álcool, miscível com a exceção do óleo de rícino, solúvel no éter, clorofórmio, éter de petróleo e nos óleos essenciais.
Esse óleo mineral atua na formação de um filme que bloqueia a água na área em que o produto foi aplicado. Isso cria uma barreira que impede a evaporação da umidade natural da pele e, também, os micro-organismos que causam infecções. Ou seja, ao invés de promover a hidratação, ele evita a perda de umidade.
Os motivos são que os petrolatos podem ser contaminados durante o seu processo de refinamento por Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) que são suspeitos de câncer pelo IARC (International Agency for Research on Cancer).
Ele apenas cria uma película protetora nos fios, que passa o efeito de maciez, mas, na verdade, o componente não consegue penetrar na fibra capilar. Ou seja, é superficial. É como uma maquiagem! Entretanto, essa falsa proteção acaba barrando a reposição de nutrientes, impedindo a respiração dos fios.
Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.
24 curiosidades que você vai gostar
O petrolato forma um filme que repele a água na área em que foi aplicado, criando uma barreira contra a evaporação da umidade natural da pele e também contra microorganismos que possam causar infecções. Ou seja, ele não promove hidratação de fato, ele cria uma barreira que evita a perda da umidade.
Derivados de petróleo ou petrolatos, são substâncias que passam por processos de refinamento a partir do petróleo bruto para serem utilizados para fins como: plástico, diesel, asfalto, tecidos, goma de mascar e mais uma infinidade de produtos - você ficaria espantado em descobrir todos!
Como funciona o petrolato nos produtos capilares
No shampoo, o petrolato deposita uma camada de gordura, lubrificando os fios e portanto diminuindo a fricção e o ressecamento causado no momento da limpeza.
A parafina é um óleo mineral amplamente utilizado em produtos cosméticos como cremes de pele, shampoos e condicionadores. ... Isso porque o óleo mineral pode trazer efeitos não tão desejados assim, podendo comprometer a saúde dos fios e da pele. “Ela pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia.
Quantos dias posso dar dipirona para cachorro?
Qual o ciclo biológico da esquistossomose?
O que é cicatrização de terceira intenção?
O que é pensamento estratégico?
Com quanto tempo posso fazer teste de gravidez?
Quanto tempo dura o bronzeado?
Onde fica localizada a prolactina?
Como desbloquear pessoas no instagram pelo pc?
Como nosso organismo memoriza um antígeno?
Porque fluoxetina tira o sono?
O que colocar na conclusão de um trabalho ABNT?