De acordo com Gil (2002), por pesquisa bibliográfica entende-se a leitura, a análise e a interpretação de material impresso. Entre eles podemos citar livros, documentos mimeografados ou fotocopiados, periódicos, imagens, manuscritos, mapas, entre outros.
A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho ...
A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza, segundo Severino (2007), a partir do: [...] registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos im- pressos, como livros, artigos, teses etc. Utilizam-se dados de categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registrados.
A Pesquisa Bibliográfica compreende o levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato on-line ou cd-rom.
Severino (2007, p. 120), cita a pesquisa participante como “aquela em que o pesquisador, para realizar a observação dos fenômenos, compartilha a vivência dos sujeitos pesquisados, participando, de forma sistêmica e permanente, ao longo do tempo da pesquisa, das suas atividades.”
21 curiosidades que você vai gostar
É a pesquisa bibliográfica que oferece o suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final (FONTANA, 2018, p. 66).
Entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes.
A partir do levantamento bibliográfico vai se consolidando a escolha da temática a ser estudada, é possível fazer o planejamento da pesquisa, elaborar as suas próprias hipóteses, definir a metodologia, embasar discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados.
[...] a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Essa vantagem torna-se particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço.
Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada referência bibliográfica deverá incluir a informação detalhada prevista pela norma em uso que permita a identificação inequívoca daquele trabalho.
O objetivo de uma bibliografia é documentar o trabalho, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas. A bibliografia também remete para a catalogação sistemática das obras de um determinado autor ou área de conhecimento.
Além disso, a referência bibliográfica tem uma importante função de reconhecer a fonte e o autor que está sendo utilizado como inspiração para a pesquisa e o trabalho científico, assim creditando méritos ao autor intelectual de origem da pesquisa científica que está sendo realizada.
De forma geral, a bibliografia é o conjunto de fontes de pesquisas, de onde o autor retira informações para desenvolver a fundamentação teórica de seu trabalho acadêmico. É um requisito obrigatório para os trabalhos acadêmicos, inclusive nas dissertações e nas teses.
Elementos a serem incluídos em referências, fixando também a ordem dos elementos e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.
Lembre que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade técnica ao seu trabalho. Então, é através dele que você poderá demonstrar seu conhecimento sobre o objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão. Para isso, você deverá pesquisar os materiais em fontes confiáveis.
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
As referências indicam ao leitor que a informação fornecida é baseada em evidências científicas. Ao fazer referência a tais evidências, o autor está indicando ao leitor onde encontrá-las. ... Em geral, informações consagradas são aquelas que já são encontradas em livro-texto.
Além do nome do autor coloca-se o título do artigo, da revista, a cidade, editora, volume, número, mês e ano. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo.
O foco da sua pesquisa bibliográfica pode ser tanto um tema, quanto um autor ou autora específico, nos moldes de uma revisão bibliográfica. É praticamente impossível fazer um trabalho acadêmico “do nada”, ou completamente inédito.
O ponto negativo deste método é porque muitas vezes são encontrados dados equivocados, ou processados erroneamente. Por causa disso é necessário que o pesquisador esteja atento para não acreditar em informações erradas e sempre buscar o maior número de fontes possíveis.
Desse modo, pesquisa bibliográfica não é o mesmo que revisão de literatura. A primeira restringe seu campo de investigação à resolução de um problema, enquanto a revisão de literatura visa a oferecer bases teóricas e/ou metodológicas à consecução do estudo.
Pode-se afirmar, então, que realizar um levantamento bibliográfico é se potencializar intelectualmente com o conhecimento coletivo, para se ir além. ... Qualidade que pode ser alcançada graças a um grande esforço coletivo e ao conhecimento de metodologias adequadas de busca por informação relevante.
Trata-se de ensinar pela mediação do pesquisar, ou seja, mediante procedimentos de construção dos objetos que se quer ou que se necessita conhecer, sempre trabalhando a partir das fontes.
Parti então da convicção de que a construção do conhecimento, tal qual se realiza pela ciência, envolve três grandes dimensões: uma dimensão epistemológica, uma dimensão metodológica e uma dimensão técnica.
O que acontece depois que o processo é protocolado?
Qual o bicho que gato tem medo?
Quantas vezes preciso passar Dekapcolor para tirar o preto?
O que diz a lei sobre mediador escolar?
O que é forma de governo e sistema de governo?
Pode descontar ponto facultativo?
Qual é o efeito da quetiapina?
O que fazer quando o celular não quer carregar?
Qual o valor mínimo de vale refeição por dia?
Quando começa a ser cobrado o CRLV 2021?
Quanto tempo depois de colocar o piso pode pisar?
Por que não se deve usar água para apagar um incêndio provocado pela queima de combustível?
Qual o tipo de organograma que atribui funções aos trabalhadores?
Precisa fazer prova para tirar o Crefito?