O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. ... Caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode, formando o piruá (milho que não estourou).
A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos. Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca.
Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho.
Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.
Em uma panela, coloque algumas espigas de milho, deixe-as com pelo menos duas ou três camadas de casca, para que as crianças possam manuseá-las, e posteriormente ajudar o professor a descascá-las.
piruá O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.
Antes de tudo, a colheita do milho acontece entre 4 e 6 meses após o plantio, sendo que as espigas ficam maduras 50 dias depois da floração.
Enxágue bem o milho sem água morna. Agora você pode preparar o milho da maneira que quiser. O milho deve ser colhido e não secado para cozinhar sem que o lixivie primeiro. Na verdade, a pipoca é feita a partir de uma variedade especial de milho, que tem umidade muito baixa e é muito seca e dura.
Porque o milho vira pipoca? Quando aquecido, o óleo e a água presentes no interior do milho, transformam o grão em um ambiente muito pressurizado. Nestas condições, o amigo do milho amolece e expande a casca, tornando-a menos resistente.
O milho de pipoca estoura com o rompimento rápido da casca, liberando a pressão, expandindo o amido gelatinoso para fora do grão. Liberando a água no estado vaporizado, que rapidamente esfria o amido, que acaba assumindo o formato tão famoso da pipoca. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Desde a descoberta da pipoca, o homem desenvolveu diversos diferentes métodos para fazer pipoca. Desde a pipoca de microondas, que geralmente é produzida especialmente para este fim, ou a pipoca para máquinas pipoqueiras automáticas, que utilizam milhos minimamente processados.
O formato que a pipoca toma depende diretamente o tipo de milho e da forma que é aquecido. Se aquecido rápido demais, o vapor no interior da pipoca pode atingir temperatura e pressão muito altas, fazendo que a casca se rompa antes do amigo no interior do milho ficar gelatinoso.
Quando Clarke Lexa se encontram?
Como cancelar um chip da Vivo no meu CPF?
Quanto tempo demora para fechar uma fístula?
Quais são as espécies tributárias existentes?
Quantos dólares posso comprar por ano?
Porque todos os meus navegadores estão travando?
Como identificar um pico de crescimento?
Quanto tempo dura a bateria de um tablet em uso?
É possível trocar a câmera do iPhone?
O que é considerado infração leve?
Qual a idade certa para realizar a densitometria óssea?
Quais doenças podemos tratar com a fitoterapia?
Para qual tipo de aço a cementação é indicada?
Que tipo de caminhão dá mais lucro?
Quantos rende um saco de cimento?