Enquanto a pesquisa básica é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas, a aplicada consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.
Pesquisa básica, também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. Ela refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.
A pesquisa aplicada é um método científico muito utilizado por sociólogos, psicólogos, economistas e pesquisadores sociais em geral. O objetivo desse tipo de estudo é gerar conhecimentos a partir da aplicação prática, ou seja, com soluções para problemas específicos.
A principal diferença entre elas é que dentro da pesquisa básica o foco é gerar conhecimento, porém é gerá-lo sem necessariamente ter uma finalidade imediata. É conhecimento por conhecimento. Em contrapartida, a pesquisa aplicada tem a intenção de desenvolver e criar novas tecnologias palpáveis pela sociedade.
A pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimento que seja útil para a ciência e tecnologia, sem necessariamente haver uma aplicação prática ou para obtenção de lucro. É um modelo muito usado pelas universidades mais tradicionais, as quais não contam com financiamento de empresas e grandes corporações.
15 curiosidades que você vai gostar
Segundo especialistas, Pesquisa Básica é aquela que tem como objetivo principal gerar novos conhecimentos que virão a contribuir com o avanço e difusão da Ciência, no entanto, sem a necessidade de aplicabilidade prática.
Saiba quais são os principais métodos de pesquisaPesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ... Pesquisa quantitativa. ... Pesquisa quali-quanti. ... Pesquisa descritiva. ... Pesquisa exploratória. ... Pesquisa explicativa. ... Pesquisa bibliográfica. ... Pesquisa de campo.
DEFINIÇÃO BÁSICA DE PESQUISA APLICADA
A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.
A ciência aplicada estuda formas de utilizar tais conhecimentos em benefício do homem, para a solução de problemas práticos, visando uma utilidade econômica social ou o desenvolvimento tecnológico. Enquanto a ciência de base produz o conhecimento novo, a ciência aplicada o reinterpreta.
Assim, as características da Pesquisa Aplicada são: Objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática dirigida à solução de problemas/ objetivos específicos. É realizada com o objetivos de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo.
A pesquisa aplicada concentra-se em torno dos problemas presentes nas atividades das instituições, organizações, grupos ou atores sociais. Está empenhada na elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções.
Segundo Gil (2019), a pesquisa aplicada, abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem. ... Da mesma forma, pesquisas aplicadas podem contribuir para a ampliação do conhecimento científico e sugerir novas questões a serem investigadas.
Exemplo de pesquisa básica
"Foi a pesquisa que gerou a tecnologia que gerou a inovação. Não teria sido assim se tivéssemos nos limitado a copiar modelos criados em países do hemisfério Norte. A realidade aqui é outra, o clima é outro, o solo é outro.
Outro exemplo de pesquisa pura que visa estudos cada vez mais aprimorados dos problemas ou fenômenos é a teoria da relatividade desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein (MARCONI, LAKATOS, 2017).
Então, vamos para algumas definições: A ciência básica baseia-se na aquisição de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento de teorias, pode-se dizer que toda pesquisa é uma ciência básica podendo gerar novas teorias.
Confira a lista dos cursos contemplados pelas Ciências Sociais Aplicadas:Administração de Empresas e Pública;Audiovisual, Cinema, Vídeo, Rádio, TV e Internet;Biblioteconomia;Ciências Contábeis;Comércio Exterior;Comunicação Assistiva;Comunicação Institucional;Design;
As 8 áreas do conhecimentoCiências Exatas e da Terra.Ciências Biológicas.Engenharias.Ciências da Saúde.Ciências Agrárias.Linguística, Letras e Artes.Ciências Sociais Aplicadas.Ciências Humanas.
Ela usa alguma parte das teorias, conhecimentos, métodos e técnicas acumuladas das comunidades de pesquisa (da Academia) para um propósito específico,Esse tipo de pesquisa é útil para encontrar soluções para problemas cotidianos, geralmente direcionado para a um Problema . ...
O que é pesquisa aplicada
Isto o ajudou a conceber a noção da pesquisa científica como paradigma, ou “realizações científicas univer- salmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.
É o processo de análise dos dados que foram coletados por meio da aplicação dos elementos teórico-metodológicos selecionados e das categorias analíticas, efetuando-se uma sistematização geral e articulando novos aspectos.
Em se tratando dos tipos de pesquisa segundo os procedimentos, esta pode ser classificada em Experimental, Bibliográfica, Documental, De Campo, Ex-Post-Facto, De Levantamento, Com Survey, Estudo De Caso, Participante, Pesquisa Ação, Etnográfica e Etnometodológica, entre outras (WILL, 2012).
Metodologia TCC quanto aos procedimentosPesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica utiliza materiais e outras pesquisas como fontes. ... Pesquisa documental. ... Pesquisa experimental. ... Pesquisa Ex-Post Facto. ... Estudo de coorte. ... Levantamento. ... Pesquisa de campo. ... Estudo de caso.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
De acordo com Antônio Carlos Gil, , em seu livro “Métodos e técnicas de pesquisa social”, a pesquisa científica básica deve ser motivada pela curiosidade e suas descobertas devem ser divulgadas para toda a comunidade, possibilitando assim a transmissão e debate do conhecimento.
28 apud, Marconi; Lakatos, 2017, p. 01) vai além: para ele, a pesquisa é um “procedimento reflexivo metódico, controlado e crítico, que permite descobrir novos acontecimentos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”.
Quem paga os custos do divórcio?
O que é o Guia de Recolhimento do FGTS?
Qual a diferença entre um circuito em série e em paralelo?
Porque Jerusalém foi destruída em 70 DC?
Qual é o sinônimo da palavra intensa?
Quais são os cinco principais grupos de hormônios vegetais?
Como apagar vários Contatos de uma vez Motorola?
Qual é a diferença entre a palavra entrarão e entraram?
Como é que se escreve ovo em inglês?
Qual o clima predominante na Região Sul do Brasil e quais as principais características?
Qual é a diferença entre comprador e vendedor?
Quantos mosquitos engolimos por ano?
Qual a erva para limpeza espiritual?
Quais recursos cabem no Juizado Especial?
Quais são as consequências da falta de flexibilidade cognitiva?