A personalidade significa, portanto, o momento de autonomia do indivíduo, quando ele já superou o egocentrismo e consegue estabelecer uma relação - trocas intelectuais - recíproca com os outros. Para Piaget, as relações interindividuais pressupõem dois tipos de relações sociais: a coação e a cooperação.
O princípio da teoria de Vigotski que permite o desenvolvimento desse novo conceito de personalidade é o de que as modificações sistêmicas da estrutura funcional, isto é, da própria personalidade, possuem ligações de dependência com a ordem social e, certamente, também com a linguagem (Vygotski, 1931/1995).
A personalidade é formada a partir das vivências da criança. A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.
Teoria do Desenvolvimento — Henry Wallon
Antes de falar, a criança se expressa e se comunica pela ação e interpretação do meio e vai construindo suas emoções. Esse processo ocorre nas interações com o outro e na imitação — forma como aprende a se expressar — e começa a se diferenciar, constituindo sua personalidade.
34 curiosidades que você vai gostar
As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
A personalidade infantil começa a ser construída desde que o bebê é bem pequenino. Então, sim, os fatores biológicos e hereditários contam nesse aspecto. Mas também há questões psicológicas e aquelas ligadas às interações sociais, o que faz de nós, humanos, seres biopsicossociais.
Psicologicamente, a formação do caráter ocorre após a fase fálica (dos três aos cinco anos), período onde a criança identifica seus genitais e supera o Complexo de Édipo, desejos amorosos nutridos pelo genitor do sexo oposto e repulsa ao genitor do mesmo sexo. O caráter é, então, um mecanismo de defesa.
O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.
A personalidade de uma pessoa é formada, nada mais nada menos, por suas características individuais, forma de agir, pensar, sentir, valores morais, traços emocionais, julgamentos, entre outros aspectos. Esse conjunto de elementos por sua vez, torna o indivíduo um ser único e complexo perante o contexto em que vive.
A infância tem papel essencial na formação da personalidade. Para Freud, a infância já é um lugar da sexualidade, do desejo, das pulsões. E os eventos da infância, mesmo quando “esquecidos” (recalcados), podem perdurar por toda nossa vida, guiando nossas percepções, emoções e crenças.
Uma dica para tornar essa descrição fácil é anotar quais qualidades e defeitos você enxerga. Logo, a outra pessoa deve fazer o mesmo, sem que nenhum veja o do outro. Por fim, comparam as anotações e refletem sobre as palavras escolhidas para definição da personalidade.
Quais são os fatores reais que influenciam a personalidade?
...
Crescimento e desenvolvimentoFatores genéticos e biológicos.Fatores psicológicos - a história pessoal do indivíduo, experiências de vida, etc.Fatores ambientais - cultura, classe social, família, contato com coetâneos, etc.
A psicologia da personalidade nos permite compreender essas diferenças sem julgá-las, ou seja, nos permite compreender, de maneira mais complexa e empática, as diferenças individuais.
Como auxiliar na formação de personalidade da criança?Dê-lhe uma opinião positiva sobre si mesmo, que incentive interpretações e emoções positivas sobre as quais sustentar seu autoconceito;Ajude seu filho a se definir. ... Proporcione um ambiente onde a criança se sinta amada e se sinta confortável em expressar-se;
A formação do caráter dos filhos começa ainda nos primeiros meses de vida da criança, por isso, a família assume um papel importantíssimo nesse processo. É durante a primeira infância que o indivíduo passa pela fase mais importante e significativa de aprendizagem.
Construir o caráter é algo que fazemos diariamente, com cada escolha que nos deparamos em nosso caminho. Muita gente confunde caráter com personalidade, sem perceber que o primeiro pode passar por mudanças, pois o que constrói nosso caráter é a capacidade de analisar a situação para fazer a escolha.
Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho continuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um de nós. Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar.
Compreender a personalidade do seu filhoOs 3 tipos de temperamentos definidos por esses estudiosos são: Difícil ou mal-humorado: ... Pare de chamá-lo de “tímido”: Não rotule a criança! ... Respeite o tempo da criança: ... Algumas crianças precisam ser preparadas.
Tipos de personalidades: conheça os 16 tiposLógico (INTP) Esse grupo costuma ser estratégico, independente e reservado. ... Inovador (ENTP) Quem se encaixa nesse tipo se destaca por ser adaptável, analítico e criativo. ... Comandante (ENTJ) ... Arquiteto (INTJ) ... Animador (ESFP) ... Aventureiro (ISFP) ... Empreendedor (ESTP) ... Ativista (ENFP)
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.
Como saber meu numero tim por sms?
Quanto mede cristiano ronaldo?
Com quantos anos posso namorar?
Quantas colheitas de mel por ano?
Qual a média de lucro de um salão de beleza?
Qual a ação imediata da carboxiterapia na circulação?
Porque raspar o cabelo na quimioterapia?
Quem teve AVC pode receber BPC?
É verdade que o micro-ondas causa câncer?
Como minimizar infecção cruzada?