Perífrasis de gerundio As locuções de gerúndio indicam a duração de uma ação ou o ponto em que um processo encontra-se. Diferentemente das locuções de infinitivo, nelas não se usa nenhum conectivo entre os verbos auxiliar e principal. Elas expressam matizes como: → ações em desenvolvimento: estar, andar etc.
Geralmente são compostas de um verbo auxiliar, um elemento de ligação (preposição, que) e um verbo impessoal (infinitivo, gerúndio ou particípio).
O que é a Perífrase:
Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. ... Na gramática da língua portuguesa existe a chamada perífrase verbal, que consiste na construção linguística que substituí os verbos simples por locuções verbais.
O gerúndio, em espanhol, é caracterizado por suas duas formas para os três tipos de verbo. Em português, existem três: -ando (falar: falando), -endo (beber: bebendo) e -indo (partir: partindo).
As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.
33 curiosidades que você vai gostar
Perífrase é uma figura de linguagem fortemente relacionada às palavras delimitadas. Dessa forma, ela se encontra como uma figura de palavra. Esse tipo de figura de linguagem tem ocorrência frequente de acordo com a substituição de uma ou mais palavras por uma outra expressão ou sentença.
Elas indicam as pessoas do discurso que falam, com quem se fala e de quem se fala. Os tempos verbais são: presente, pretérito (passado) e futuro. Eles indicam quando ocorre a situação manifestada pelo verbo. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Usamos estar + gerundio para fazer referência à atividade que realizamos no momento de falar ou em um período concreto de tempo. Esta perífrase pode vir acompanhada de certas expressões temporais como: ahora, en este momento, en estos momentos, esta semana, este mes, este año…
Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.
As perífrasis verbales, locuções verbais em espanhol, são um fenômeno gramatical no qual dois verbos diferentes aparecem funcionando juntos e formando um único núcleo verbal, ou seja, um único predicado.
A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui. Observe a frase a seguir sobre o jogador Ronaldo Nazário: “O Fenômeno é o maior artilheiro da história dos Mundiais com 15 gols.”
Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.
Perífrase verbal de futuro no espanhol, ou locução verbal, é o uso de um verbo auxiliar conjugado, seguido de um verbo no infinitivo, gerúndio ou particípio. Introduz no verbo mudanças de ordem semântica, mas não altera seu aspecto funcional.
estén ellos/ellas/Uds.yo estétú estés.esténosotros estemos.vosotros estéis.estén.
A forma do verbo “estar” no gerúndio é “estando”.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
O pretérito imperfecto é usado para descrever ações, pessoas, lugares, circunstâncias e para falar de hábitos/ações costumeiras ocorridos no passado.
O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.
A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).
Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.
A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
Quais são as políticas públicas para alfabetização?
O que fazer à noite na Tijuca?
É necessário pagar para jogar online no PS4?
Qual é a primeira profissão mais perigosa do mundo?
Quais são as virtudes teologais e cardeais?
O que é nanotecnologia para que serve?
O que é discordância em aresta?
O que fazer para aumentar o quadril rápido?
Como assistir futebol virtual Bet365?
Pode ter parênteses em uma redação?
O que significa rap em português?
Qual foi a maior Guerra do Brasil?
Qual o recurso cabível contra decisão liminar?
Quanto tempo demora pro bebê escurecer?