Os barcos a remo são divididos em duas categorias: Parelhos (ou palamenta dupla), em que cada remador utiliza dois remos curtos. Pontas (ou palamenta simples), em que cada remador utiliza um remo longo.
Nos remos de palamenta simples, o remo a direita do atleta é o remo de bombordo, e aquele à esquerda, boreste. Os remos clássicos eram feitos de madeira, mas os modernos são construídos em material sintético, especialmente a fibra de carbono. As marcas mais utilizadas e conhecidas de remo são Concept2.
Masculino (M): Barco formado apenas por remadores homens. Feminino (W): Barco formado apenas por remadoras mulheres. Misto (Mix): Barco composto por atletas homens e mulheres. Os barcos mistos são encontrados apenas nas competições das categorias Master e Remo Adaptado.
Timoneiro: O que comanda o barco e controla o leme. E por fim, o Meia Nau, aquele que se localiza no meio. O esporte ainda utiliza a chamada Localização no barco, como Bombordo, que é o lado direito do barco, Boreste, lado esquerdo do barco, Proa, lado de deslocamento do barco e Popa ou Ré, local de partida do barco.
Timoneiro (gubernator em latim), também dito "o homem do leme", é o tripulante responsável pela navegação. O termo é de uso mais corrente no remo. O termo latino está na origem de "o governo da embarcação", pois as embarcações não são guiadas ou dirigidas, mas sim governadas.
Skiff simples: apenas um competidor com dois remos curtos em um barco com 8,20 m de comprimento e 14 kg. Skiff duplo: dois competidores com dois remos curtos cada em um barco com 10,40 m de comprimento e 27 kg.
O remo é um esporte praticado com o uso de barcos, sendo que os atletas devem remar. O remo é um esporte que é praticado em barcos estreitos e em alta velocidade. Os atletas se sentam sob os bancos dos barcos de costas para a chegada. Utilizam seus braços, troncos e pernas para mover o barco o mais rápido que puderem.
No Exterior, o remo é muito utilizado como atividade de integração em ambiente corporativo, trabalhando espírito de equipe e liderança, diz Fernando Mello.
Para a cidade portuária de Santos, onde ocorreram as primeiras competições, os clubes paulistanos levavam seus barcos nos trens da antiga Companhia Inglesa São Paulo. Conquistada por integrantes do Clube Esperia Tietê, a primeira medalha internacional do remo foi obtida em 1907 nos Juegos Olympicus Del Montevidéo, organizado pelo Uruguai.
O Remo se tornou um esporte olímpico em 1900 para os homens. As mulheres começaram a remar na década de 20 e participaram das Olimpíadas pela primeira vez nos Jogos de Montreal, em 1976. O esporte, trazido ao Brasil por imigrantes italianos, espanhóis e alemães, começou a ser praticado no país em 1893 nas cidades de Santos (SP) e Porto Alegre (RS).
Estudos apontam que, assim como a natação, o remo proporciona grande desenvolvimento físico geral, utilizando a maior parte dos grupos musculares. Modalidade que combina com o verão, a prática vem crescendo no Brasil e traz inúmeros benefícios para a saúde, além de ajudar a desenvolver importantes habilidades para o dia a dia.
Quanto tempo para fazer exame de corpo de delito?
Como funciona o estoque de uma loja online?
Como funciona um carrinho de Montanha-russa?
Para que serve espelho de aumento?
Como funciona o lucro de uma franquia?
Como funciona faturamento de notas?
Quem faz o controle de estoque?
Como o pó químico apaga o fogo?
O que existe dentro da Fossa das Marianas?
Como funciona o empréstimo do Recargapay?
Como foi escrito o livro de mórmon?
Quanto ganha um estagiário da Embrapa?
Qual é a origem da igreja de Cristo?
Como funciona o encantamento reparação?
O que compoe o fator R do Simples Nacional?
Onde foi feito o filme Guerra dos Mundos?