A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais. Está relacionada também ao happening e, muitas vezes, os termos são descritos como sendo a mesma coisa.
A performance na arte é um tipo de segmento artístico que mistura elementos diferentes de arte. Ou seja, pode acontecer por meio de diversos diálogos, combinando dança, teatro, artes visuais e música. Nesse contexto, as abordagens podem ser diversificadas.
Performance (arte)Arquitetura.Pintura.Escultura - Design.Literatura - Música.Teatro.Cinema.
A performance arte é uma linguagem artística que surge na Europa por volta dos anos de 1960. É uma expressão artística de característica híbrida e efêmera que tem como meio de expressão o corpo dos artistas e a relação entre artista e espectador. Mistura elementos das artes cênicas, visuais e da música.
Performance é um substantivo feminino com origem na língua inglesa que significa realização, feito, façanha ou desempenho.
45 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a definição de iDicionário Aulete, performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o(s) artista(s) se apresenta(m) por conta própria”.
O happening (ou acontecimento) diferencia-se da performance pela fundamental participação do público, o que gera um caráter de imprevisibilidade. No que se refere à performance, ela é mais cuidadosamente elaborada e pode ou não ter a participação dos espectadores.
Este termo da língua inglesa performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performista (em inglês: performer).
Este tipo de expressão artística teve origem em algumas manifestações do movimento futurista, nomeadamente nas ações desenvolvidas pelo seu fundador, Filippo Marinetti e foi muito utilizada pelos artistas dadaístas e surrelistas, tal como pelos membros da escola de arte Bauhaus e também pelo Grupo Gutai do Japão.