Este termo da língua inglesa performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performista (em inglês: performer). Jorge Glusberg, porém, interpretam que tal manifestação artística tem sua origem já na Antiguidade.
A palavra performance vem do verbo em inglês "to perform" que significa realizar, completar, executar ou efetivar. Em muitas ocasiões é usada no contexto de exibições em público, ou quando alguém desempenha algum papel no âmbito artístico, como um ator, por exemplo.
A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais. Está relacionada também ao happening e, muitas vezes, os termos são descritos como sendo a mesma coisa.
Performance (arte)Arquitetura.Pintura.Escultura - Design.Literatura - Música.Teatro.Cinema.
A performance na arte é um tipo de segmento artístico que mistura elementos diferentes de arte. Ou seja, pode acontecer por meio de diversos diálogos, combinando dança, teatro, artes visuais e música. Nesse contexto, as abordagens podem ser diversificadas.
27 curiosidades que você vai gostar
A performance arte se desenvolveu no Brasil de maneira positiva. Com inspirações nas ações estrangeiras, artistas influenciados pelo movimento da arte contemporânea passaram a produzir ações e obras que dialogavam com o contexto brasileiro. Podemos destacar nomes como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Eleonora Fabião.
Intensidades que a delineiam envolvendo elementos e caminhos que são alimentados por relações constitucionais das imagens que direcionam a materialidade sonora que se procura atingir, por meio de gestos.
Ainda no campo das artes, as performances são divididas da seguinte forma: musicais (concerto e recital) e teatrais (teatro musical, dança moderna, ballet, operetta, ópera e teatro).
No segundo dia do colóquio, os mais de 50 anos da performance no País foram lembrados e a diferença entre performance e peças teatrais também foi discutida. “No teatro, o público precisa entrar em um lugar, já a noção de arte, na performance, não tem privilégio de localização”, explicita Agra.