Verbos com duplo particípio passado são os verbos que utilizam, na formação dos tempos compostos, a forma regular (em -ado ou -ido), geralmente com os auxiliares ter e haver; e a forma irregular, mais curta, também chamada forma erudita por provir do latim, habitualmente utilizada com os auxiliares ser e estar.
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
O particípio possui duas formas, a dos verbos terminados em -ado (cantar: cantado) e em -ido (comer: comido / sorrir: sorrido). Expressa uma ação terminada e, na oração, costuma desempenhar a função de adjetivo. Quando está acompanhado do verbo “haver”, indica um tempo verbal composto.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo. O pai era muito folgado.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal.
...
Verbos que têm apenas particípio regularVerbo cantar: cantado;Verbo estudar: estudado;Verbo comer: comido;Verbo viver: vivido;Verbo partir: partido;Verbo dividir: dividido.
31 curiosidades que você vai gostar
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
O particípio, em espanhol, é bem parecido ao particípio em portguês. Ambos seguem uma regra geral, e são formados acresccentando-se a desinência -ADO ao radical dos verbos da primeira conjugação e -IDO aos verbos da segunda e terceira conjugações. É chamado de participio ou participio pasado.
É “aberto”, Helia.
– Na língua espanhola, o particípio pode ser regular ou irregular: a) Verbos Regulares: o particípio segue a formação com -ADO ou -IDO como foi exposto acima. ... b) Verbos Irregulares: o particípio é formado sem -ADO / -IDO ou possue forma diferente do verbo principal. (dicho, hecho).
As formas irregulares – particípio curto, reduzido – são usadas na voz passiva com os auxiliares [ser] ou [estar]: O cheque foi aceito pelo banco. O presidente estava morto. O ladrão foi pego em flagrante.
O particípio é uma das formas nominais dos verbos. É usado para indicar o estado de uma ação depois de terminada, transmitindo, assim, a conclusão da ação verbal. É utilizado principalmente na formação dos tempos compostos e nas locuções verbais.
O Past Participle (particípio passado) é uma forma verbal utilizada como estruturas complementares de alguns tempos verbais e ainda, pode desempenhar o papel de adjetivos.
Aberto ou abrido ?
O professor Pasquale explica que o verbo abrir é irregular, com um só particípio. A forma correta é aberto .
A grafia correta é coberto. A palavra cobrido está errada e não pode ser usada como particípio do verbo “cobrir”.
Quando os verbos no particípio terminam em -ado ou -ido, são regulares. Quando apresentam outras terminações, são irregulares.
Conjugação do verbo: abrirPresente. eu. abro. tu. abres. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. abria. tu. abrias. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. abrirei. tu. abrirás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. abra. que tu. abras. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. abrir. se tu. abrires. ... Pessoal. eu. abrir. tu. abrires. ... eu. abriria. tu. abririas. ele/ ela/ você
Expressa uma ação que está em desenvolvimento e, na oração, costuma desemprenhar a função do advérbio. / El gerundio, en español, es caracterizado por sus dos formas para los tres tipos de verbo: -ando (hablar: hablando) y -iendo (beber: bebiendo / partir: partiendo). ...
Verbos Regulares: o particípio segue a formação com -ADO ou -IDO como foi exposto acima. (cant-ado, viv-ido) Verbos Irregulares: o participio é formado sem -ADO / -IDO ou possue forma diferente do verbo principal. ... Verbos Abundantes: há dois particípios para cada verbo: um regular e outro irregular.
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
Verbos no GerúndioVerbo amar: amando.Verbo caminhar: caminhando.Verbo conversar: conversando.Verbo chamar: chamando.Verbo convidar: convidando.Verbo vender: vendendo.Verbo fazer: fazendo.Verbo agradecer: agradecendo.
Exemplos de verbos no gerúndioVerbo cantar: cantando.Verbo pular: pulando.Verbo correr: correndo.Verbo viver: vivendo.Verbo ouvir: ouvindo.Verbo sentir: sentindo.
Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.
Com quanto tempo o bebe pode viajar de avião?
Como por legenda no grafico excel?
Para qual Pokémon Charmander evolui?
Quanto tempo leva para secar a cola b7000?
Como escolher um curso superior?
Tem como dar baixa na carteira de trabalho digital?
Quais são as substâncias radioativas?
O que é custo de produção exemplo?
O que fazer em lisboa time out?
Como fazer para matricular meu filho na escola pública?
Como descobrir a senha do Family Link?
O que significa o ho oponopono?