Os africanos de diferentes povos (Bantos, Nagos, Jê, etc.) que vieram escravizados ao Brasil, resistiam à escravidão mantendo suas culturas e suas religiosidades. Assim, originou-se no Brasil a crença nos orixás, que são entidades que representam as energias e as forças da natureza.
A religiosidade brasileira desde tempos coloniais revelou-se imbuída de diversidade e, principalmente, de sincretismo. Tal quadro decorreu da convergência de inúmeras influências culturais advindas das etnias que aqui conviveram: portugueses, indígenas, afro-descendentes entre outros.
A religiosidade brasileira possui uma identidade plástica e metamorfa, que trai os números censitários. É possível detectar alguns fatores históricos e sociais comuns que afetam, ainda que com suas especificidades, os diferentes grupos religiosos brasileiros.
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa, consequência de uma grande miscigenação cultural, que ocorreu ao longo dos vários processos imigratórios que o país sofreu na sua história. A população brasileira é majoritariamente cristã, sendo sua maior parte católica, devido à colonização portuguesa.
Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porém, alguns grupos de escravos professavam o islamismo.
31 curiosidades que você vai gostar
Desde a chegada dos portugueses em 1500, a imposição da fé cristã foi uma constante em cada novo espaço conquistado. O plano de catequização indígena desferiu um duro golpe naqueles que aqui viviam há muito tempo e que por direito eram os verdadeiros donos da terra.
O catolicismo tem sido a principal religião do Brasil desde o século XVI. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto.
O assunto em questão surgiu devido à docência na área de ensino religioso, onde se passou a se ter a percepção de que havia um grande desconhecimento e um grande julgamento das religiões alheias, considerando as suas escolhas religiosas, como as corretas e as demais como erradas, passando a despertar minha atenção para ...
Diversidade religiosa significa que múltiplas crenças ocupam um mesmo território, convivendo em harmonia e com igual liberdade de expressão.
Como a ideologia se apresenta?
Como separar a palavra insuportável?
Como saber se um óculos de sol e original Gucci?
Para que serve o exame de adrenalina?
Qual é a sílaba tônica de ouvido?
Como saber se veículo tem impedimento?
Qual o cheiro do óleo de melaleuca?
Qual o verdadeiro papel da afetividade na educação infantil?
Como se separa iguais em sílabas?
O que fazer quando seus pais são superprotetores?
Como cada escola deve trabalhar as habilidades socioemocionais?
Como saber se o rolamento do skate tá ruim?
Porque o interesse na área comercial?
Quando foi instituído o sufrágio universal no Brasil?