O papiloma escamoso do esófago (PEE) é uma lesão epitelial benigna, rara, geralmente assintomática e descoberta como um achado acidental durante a endoscopia digestiva alta (EDA).
O papiloma é causado por um vírus. Dentro do esofago forma-se uma verruga. Retira-se a lesão com uma pinça. Quem tem o papiloma ingeriu o vírus, mas normalmente não transmite a doença.
Alguns pesquisadores demonstraram a associação com os sorotipos 6 e 11 do HPV e, nestes casos, a transmissão é geralmente via sexual (envolvendo sexo oral), mas, como disse, esta associação ainda não está clara.
Sendo uma lesão facilmente reconhecida, os papilomas esofágicos são removidos endoscopicamente sem dificuldade, com acessórios diferentes (fórceps para biópsia ou laços), dependendo do tamanho da lesão.
A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto.
Obesidade; Idade maior que 55 anos; Lesões de longo prazo na parede do esôfago causadas por refluxo, por exemplo; Exposição de longo prazo a vapores químicos, como de produtos usados em limpeza a seco.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de esôfago:
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Como evolui o papiloma? Alguns tipos de papiloma não requerem tratamento e desaparecem por si mesmos; outros devem ser tratados ou extirpados pelos meios próprios. Quais são as complicações possíveis do papiloma?
A maioria dos papilomas são benignos, mas alguns se comportam como neoplasmas e podem, ocasionalmente, se tornar displásicos (pré-cancerosos) ou malignos (cancerosos). Quais são as causas do papiloma? . Os papilomavírus humanos (HPV) são um grupo de mais de 150 tipos de vírus que podem causar papilomas.
Como o médico diagnostica o papiloma? pode ser feito por observação direta delas. Em casos de verrugas internas podem ser necessários exames de imagem ou endoscopia . Nas verrugas genitais as características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que elas sejam reconhecidas com mais facilidade.
Papiloma esofagico é uma lesão benigna provocada pelo Vírus HPV. Ao contrário do colo uterino, onde este vírus está relacionado ao câncer, no esôfago, até o momento, não foi estabelecida nenhuma relação com o câncer de esôfago. Normalmente, durante a realização da endoscopia, essas lesões já são ressecadas com o uso de uma pinça de biópsia.
Para que serve o Watch no Facebook?
Como transformar horas e minutos em números decimais no Excel?
Como funciona o ponto da Netflix?
Como usar o pedal de guitarra?
Como transformar o arquivo txt em excel?
Como funciona os pontos do mini índice?
Quais são os valores humanos e seus significados?
Quantos turnos tem o Campeonato Brasileiro?
Quantos tempos tem no basquete?
Qual é a forma de locomoção do tatu?
O que é a nuvem cumulus nimbus?
Como se lê os sustenidos na partitura?