O balão de ar quente é o meio de transporte aéreo mais antigo da história, criado em 1783, na França. Pode chegar a ter 30 metros de altura e pesar até 670 kg. Um balão grande pode carregar até dez pessoas, incluindo o piloto e o navegador. Assim, o peso total da carga transportada pode chegar a uma tonelada.
O vôo dos balões é controlado através do maçarico que ligando e desligando, o piloto pode controlar com precisão a altitude. Mas quem define a direção a tomar não é o piloto e sim o vento que nas diferentes alturas das diversas correntes, define o rumo dos balões. Um balão pode voar até 16 mil metros de altura.
O invento foi a primeira patente outorgada a um brasileiro, em 1707. Tuma relatou ainda que, em 1709, Bartolomeu Gusmão obteve a patente para o aeróstato (veículo aéreo impulsionado por ar quente), porém, seu modelo pegou fogo antes de subir, na primeira experiência.
Irmãos Montgolfier
Joseph Michel de MontgolfierEd YostJacques-Étienne Montgolfier
Balão de ar quente/Inventores
Irmãos Montgolfier
Joseph Michel de MontgolfierEd YostJacques-Étienne Montgolfier
Balão de ar quente/Inventores
Os balões de ar quente modernos, com uma fonte de forte de calor própria, foram desenvolvidos por Ed Yost no início da década de 1950; o seu trabalho resultou no seu primeiro voo bem sucedido, no dia 22 de Outubro de 1960. O primeiro balão moderno a ser construído no Reino Unido foi o Bristol Belle, construído em 1967.
O primeiro uso de um balão de ar quente com propósitos militares ocorreu em 1794, durante a Batalha de Fleurus, quando os franceses usaram o balão l'Entreprenant para observação do campo e do inimigo. Um par de balões Hopper.
Lá em cima, o piloto controla a subida e descida do balão de ar quente, a fim de buscar as camadas de vento que possam guiá-lo de acordo com a direção desejada. Além do controle do piloto no ar, uma equipe de resgate acompanha o voo. Por meio de um rádio, as equipes ficam em contato para que o resgate chegue ao ponto de decolagem junto com o balão.
Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera. Além de explicar o princípio físico por detrás do vôo dos balões, é bom fazer um breve histórico do seu surgimento bem como a sua aplicação no cotidiano.
Como saber se a pressão do olho está alta?
O que é chapa de aço galvanizado?
O que significa o 55 antes do número de telefone?
Qual música Taylor fez para o Tom Hiddleston?
Como criar tema no WhatsApp GB 2021?
Quanto de picolinato de cromo tomar para emagrecer?
Qual é o habitat da Gralha Azul?
Qual a diferença entre kcal e cal?
Qual o tamanho recomendado de palavras-chave?
Qual a temperatura suficiente para nevar?
Quem tem CNPJ tem desconto em compras?
Como tirar a transparência do Windows 10?
O que é mais fácil no Enem inglês ou espanhol?
Quais as pedras que brilham no escuro?