A Cumulonimbus, é considerada uma das nuvens mais perigosas. ... Esta nuvem frequentemente chamada Cumulonimbus associa-se aos eventos meteorológicos extremos, como a ocorrência de tempestades com intensa atividade elétrica e chuva volumosa, além de em alguns casos ocorrer granizo e até mesmo neve.
Supercélulas podem produzir fortes ventos, chuva intensa com granizo, tornados mortais, enchentes e muitos raios. Eventos severos associados com a supercélula geralmente ocorre na área entre os ventos ascendentes e descendentes.
Cumulonimbus – Cb No topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna. É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.
Cumulonimbus: farol amarelo As tempestades têm o seu início com uma nuvem cumulus, que sob certas condições acabam se tornando uma cumulonimbus.
Cumulonimbus
Cumulonimbus: muito conhecidas por serem “nuvens de tempestades” e “nuvens de trovoadas”, as cumulonimbus também apresentam desenvolvimento vertical, com bases variando entre 10 metros e topos com mais de 10000 metros de altura.
São nuvens de cor cinza-escuro. Sua presença no céu indica chuva.
As nuvens de tempestade distinguem-se das outras formas de nuvens pelo seu tamanho, pela sua grande extensão vertical, pela presença de gotículas de água super-resfriadas e de partículas de gelo e por apresentarem fortes correntes verticais de ar.
A partir de agora as tempestades passam a ter nome. Depois da Ana, vem aí o Bruno, a Carmen, o David, a Ema, o Felix, a Gisele, o Hugo, a Irene, o José, a Katia, o Leo, a Marina, o Nuno, a Olivia, o Pierre, a Rosa, o Samuel, a Telma, o Vasco e a Wiam.
Estas nuvens são normalmente chamadas cumulus de bom tempo, porque surgem associadas a dias soalheiros. São nuvens de tempestade, onde os fenómenos atmosféricos mais interessantes têm lugar (trovoadas, aguaceiros, granizo e até tornados). Extendem-se desde os 600m até à tropopausa (12 000 m). Ocorrem isoladamente ou em grupos.
Essas tempestades acontecem quando o ar quente e úmido sobe rapidamente para as áreas mais frias da atmosfera. Em seguida, o ar esfria, e formam-se as nuvens e a chuva. Os raios, que são uma forma de eletricidade, se desenvolvem dentro das nuvens. À medida que aquecem o ar, este se dilata, provocando o som do trovão.
Assim, de acordo com a aparência, as nuvens se dividem em três formas diferentes: cirrus, stratus e cumulus, podendo ainda ser altas, médias e baixas. As nuvens são formadas por partículas de água, gelo, ou as duas formas ao mesmo tempo.
Como trabalhar alimentação saudável na educação infantil?
Qual é a importância das cantigas de roda na educação infantil?
Qual a origem da marca Oakley?
Como deve ser o diálogo da educação infantil com os outros setores nesta época de pandemia?
O que que significa a palavra decência?
Qual a importância da leitura dentro e fora da escola?
Como fazer uma análise de um produto?
Como podemos trabalhar as relações interpessoais?
Como fazer um tambor com recicláveis?
Como conseguir o dragão musical?
Como trabalhar seletividade alimentar fonoaudiologia?
Qual é o significado do casal?