Em administração da produção, Kanban é um quadro de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria. Trata-se de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo.
Kanban é um sistema de controle e gestão do fluxo de produção em empresas e projetos que usa de cartões coloridos (post-its) e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores.
O objetivo do Kanban é facilitar o dia a dia e ter uma lista clara do que deve ser feito. Mais do que isso, a metodologia fornece uma visão clara do que já está em andamento e simplifica a busca por gargalos, a fim de serem corrigidos.
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
22 curiosidades que você vai gostar
É um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a gestão do trabalho. O termo significa “tabuleiro”, e o sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
5 dicas de como implantar o kanban em projetos de TI
Mapeie o fluxo de trabalho atual. O primeiro passo para a implantação de qualquer metodologia é entender o que está sendo feito atualmente. ...
Defina o que será monitorado com o kanban. ...
Reúna a equipe. ...
Defina o modelo de cartão. ...
Mensure e melhore.
O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.
Kanban
Simplificação do trabalho administrativo;
Mais autonomia para o chão de fábrica;
Facilidade de compreensão;
Identificação dos materiais em processo;
Permite maior flexibilização nas alterações de mix de produtos;
Economia de espaço;
Evita desperdícios;
Fácil aplicação;
Conceito de Kanban
A melhor definição de Kanban diz que ele representa um método eficiente para garantir maior controle sobre os processos de uma empresa. É uma forma de organizar o fluxo de produção tornando a equipe de trabalho mais focada nos objetivos prioritários.
Esse sistema funciona através de um quadro com colunas e cartões coloridos, onde as colunas representam os produtos ou os status de fabricação do produto e as cores representam o nível de urgência para a produção de cada produto.
O sistema Kanban visa resolver o principal problema das empresas: o controle de processos e tarefas diárias. Através da gestão visual, essa ferramenta facilita o entendimento das etapas de cada atividade e ajuda a manter o controle de sua equipe de trabalho.
Desvantagens do Kanban
Este é um sistema que funciona bem em um sistema de produção em série, visto que qualquer pedido não previsto, demanda instável ou pedido emergencial impacte em todo processo. A falta de disciplina dos operários pode também afetar todo o sistema.
Kanban: simplicidade e eficiência
Fora a redução dos estoques, é possível perceber maior nível de organização dentro das linhas de produção, uma vez que o sistema cria um fluxo de abastecimento e produção entre as etapas do processo.
É o element central do Sistema Kanban, já que representa o trabalho e foi requisitado e que já está em progresso. Um cartão Kanban contém informações valiosas sobre a tarefa e seu status, tal como um resumo do trabalho, pessoa responsável, prazo, etc. Um exemplo de um cartão Kanban físico.
Os princípios básicos do método Kanban
Comece com o que você tem hoje. ...
Busque mudanças incrementais e evolucionárias. ...
Respeite o processo atual, papéis, responsabilidades e títulos. ...
Visualize o fluxo de trabalho. ...
Limite o trabalho em progresso. ...
Gerencie o fluxo. ...
Torne as políticas de processo explícitas.
Vantagens de utilizar o kanban na gestão de processos
Comunicação integrada. ...
Priorização de atividades. ...
Aumento da produtividade. ...
Estímulo do trabalho em equipe. ...
Controle sobre as atividades. ...
Flexibilidade do fluxo de trabalho.
Um sistema Kanban controla idealmente toda a cadeia de valor, desde o fornecedor até o consumidor final. Desta forma, ajuda a evitar a interrupção do suprimento e a superlotação de mercadorias em vários estágios do processo de fabricação.
Para terminar, lembre-se: o kanban não tem práticas prescritas, como outras metodologias ágeis, mas guias que levam a autoconsciência e transparência total de processos de trabalho e, então, a auto-organização dos próprios times em termos de melhoria contínua (kaizen). Metodologias ágeis não são tudo!
3 passos para implementar na sua empresa
Analise as necessidades da operação. O primeiro passo é identificar os projetos que estão em andamento e quais deles podem ser adaptados para o método Kanban. ...
Crie etiquetas personalizadas ou adote os post-its. ...
Limite os projetos que farão parte do Kanban.
6 passos para criar seu próprio Kanban
Comece mapeando o fluxo de valor.
Determine pontos iniciais e finais do sistema.
Priorize e selecione recursos.
Melhore ao identificar uma forma melhor de organização.
Nenhum item deve ser transportado sem identificação no sistema kanban. Cada produto deve ter um cartão kanban. Produtos defeituosos não devem ser colocados no supermercado. O sistema kanban deve comportar pequenas flutuações de demanda.
O Kanban é um sistema de gestão ágil e visual para controlar tarefas e fluxos de trabalho em uma empresa. O método é utilizado para controlar a produção ou para a gestão de tarefas. ... Por ser um método visual, o Kanban ajuda a organizar o cotidiano e a manter o foco da equipe.
Atualmente, o Kanban transcendeu as fronteiras da indústria, sendo utilizado nos mais diversos ambientes como a principal ferramenta de gestão de tarefas. Entre os principais tipos de kanban estão o kanban de produção, de movimentação e o e-kanban.
Desvantagens do Scrum
Scrum muitas vezes leva ao aumento do escopo, devido à falta de uma data de término definida.
As chances de fracasso do projeto são altas se os indivíduos não forem muito comprometidos ou cooperativos.
Adotar o framework Scrum em grandes equipes é um desafio.
Como os romanos lidavam com os povos conquistados?
Como fazer um ângulo de 40 graus?
Como foi chamada a guerra entre romanos e cartagineses?
Como elaborar uma agenda eletrônica?
Quais são os principais broncodilatadores utilizados em casos de DPOC?
Como se faz borboleta de rolo de papel higiênico?
O que é o processo de coprocessamento?
Por que os bolcheviques tomaram o poder em outubro de 1917?
Por que os russos foram facilmente derrotados?
Qual a classificação dos receptores?
O quê Wertheimer pode provar experimentalmente sobre diferentes formas de organização perceptiva?
Como começar uma criação de cabras Boer?
Como puncionar a jugular interna?
Qual a relação entre escola e juventude?
Como pular linha no Bloco de notas PC?
Quais os efeitos da presença dos radicais livres no organismo humano?