Na psicologia, psiquismo é o conjunto de características psicológicas de um indivíduo. O termo também é usado para descrever a hipótese de que a atividade psíquica de um indivíduo adviria de sua alma, sendo formada por um fluido especial separado da parte orgânica.
A consciência humana e as funções psicológicas superiores não estão prontas desde o nascimento, e não se desenvolvem com base apenas em um processo de maturação biológica. ... A consciência não está dada a priori, ela se desenvolve a partir das apropriações culturais.
Para Vigotski (1995), a linguagem é o marco referencial do desenvolvimento cultural do homem, posto que a constituição deste sistema de signos representa, antes de tudo, a história da formação de uma das funções mais importantes do comportamento cultural.
Estes dados e muitos outros provam que as aptidões e caracteres especificamente humanos não se transmitem de modo algum por hereditariedade biológica, mas adquirem-se no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes. ... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem.
Madri: Visor .), o psiquismo humano se constitui no curso normal do desenvolvimento como uma unidade de funções psíquicas que avançam de um funcionamento biológico ou primitivo para culturalmente formado ou superior.
Como é algo que cada indivíduo vivencia, possui um caráter pessoal. Dessa forma, na relação estabelecida com o objeto, em decorrência da atividade desempenhada, tanto este é modificado quanto o homem se modifica. O mesmo se aplica à relação construída entre os homens, em suas relações sociais.
Parte do pressuposto que a consciência não é uma condição natural do homem, mas um processo que se constitui a partir da relação do homem com o trabalho. Esta relação se transforma durante a história, em especial com o capitalismo, que gera particulares formas de alienação.
O cérebro humano tem apenas 25% de sua área cortical ocupada com o processamento dos sentidos, estímulos e respostas motoras. ... Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia". Essa atuação em uníssono é que gera o pensamento consciente.
A importância da cultura, da linguagem e das relações sociais na teoria de Vygotsky fornece a base para uma educação na qual o homem seja visto na sua totalidade: na multiplicidade de suas relações com outros, na sua especificidade cultural; na sua dimensão histórica, ou seja, em processo de construção e reconstrução ...
A linguagem é uma das ferramentas psicológicas mais importantes para o nosso desenvolvimento cognitivo, elaborada pela humanidade na prática sócio-histórica do trabalho, com vistas a garantir ao homem o domínio sobre o seu próprio comportamento e sobre a realidade circundante.
Qual é o tempo de reação do condutor?
Quais são as estabilidades previstas em lei?
Como fazer o chá do cara insulina?
Qual a importância do crossing over para o ser humano?
Como ganhar massa muscular com banana?
O que são linhas de transmissão com corrente contínua?
Como inserir caixa de texto para preenchimento no Word?
São características da poesia na segunda geração modernista exceto?
Qual o santo protetor do Dia 2 de fevereiro?
Como enviar arquivos com mais de 100mb?
Como acessar o jogo do Google Chrome?
Quem quer ganhar massa muscular pode caminhar?
O que é trabalho competência e sustentabilidade?