A armazenagem é um setor muito importante dentro das operações logísticas, pois é responsável pela organização, alocação e gerenciamento de materiais. Embora seja uma atividade bem operacional, ela influencia consideravelmente nos custos e na agilidade da entrega de pedidos e/ou produção de qualquer empresa.
Assim, podemos dizer que o setor de expedição é o responsável por garantir que o produto comprado chegue até o consumidor. Isso vale tanto para e-commerce, quanto para empresas que vendem para indústrias, entre outros.
Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa.
O planeamento de espaço para a recepção e expedição requer um estudo prévio para definir as operações que vão decorrer nessas áreas. Uma vez obtidas essas informações, pode-se determinar as configurações do cais e o espaço necessário.
Verificar a importância de seguir os procedimentos adequados com eficiência e qualidade empresarial e levantar os processos corretos na hora de receber, armazenar e expedir. Justifica-se a relevância do presente estudo o de enfatizar o recebimento, armazenamento e expedição da forma correta e com menor custo possível.
Para uma operação de recepção ou expedição ou uma operação que tem objectivos semelhantes a uma operação existente, esta informação pode ser obtida a partir de relatórios de recepções ou expedições realizadas.
No entanto, uma dúvida recorrente é: como controlar o recebimento e armazenamento de mercadorias? Esse processo precisa ser automatizado para apresentar maior precisão. Os dados devem coincidir com o inventário físico e com os controles de estoque determinados, como a contagem rotativa e cíclica.