Já o juízo de mérito irá avaliar a matéria a qual o recurso desafia, ou seja, irá analisar as razões e o pedido constante do recurso, que não se confunde com o mérito da causa propriamente dito. Nesta fase diz-se que caso a decisão atacada seja mantida, diz-se que o recurso não foi provido.
Dessa forma, pode-se dizer que, via de regra, o juízo de admissibilidade está sujeito a um duplo controle, no órgão a quo e no órgão ad quem, diferentemente do juízo de mérito que está sujeito a uma única apreciação a ser realizada pelo órgão destinatário do recurso.
É o tipo de juízo no qual uma faculdade legisla sobre a outra, quando duas delas se relacionam entre si. O juízo de conhecimento é determinante, por exemplo, quando há relação entre a imaginação e o entendimento sob legislação do entendimento.
Mérito é a pretensão apresentada ao juiz com pedido de sua satisfação” (DINAMARCO, Cândido Rangel, Capítulos de sentença, p. ... § 1o Sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ou não o mérito da causa.” (Redação Original). [5] “Art.
Portanto, tem-se que o magistrado deve seguir o seguinte raciocínio ao realizar o juízo de admissibilidade: primeiramente analisa os pressupostos processuais, passa a analisar a existência das condições da ação e por fim segue para a análise do mérito. ...
Trata-se de juízo de admissibilidade diferido e precário, uma vez que apenas o órgão recursal possui competência para decidir com caráter absoluto a esse respeito; - o segundo deles, chamado de juízo de admissibilidade ad quem - é exarado pelo órgão competente para julgar o recurso.
O exame do recurso pelo seu fundamento, isto é, saber se o recorrente tem ou não razão quanto ao objeto do recurso, denomina-se juízo de mérito ou de libação. ... Há no juízo de admissibilidade o exame de questões prévias.
Isso porque a distinção entre o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito não se limita à importância puramente teórica.
Abordaremos também alguns dos pontos polêmicos dos requisitos do juízo de admissibilidade, relacionando-os com os limites da cláusula geral de sanabilidade (art. 932, parágrafo único, do CPC/2015) com objetivo de promoção do debate.
No que tange à forma, salvo exceções [13], o juízo de admissibilidade positivo pode ser implícito, na medida em que é o curso normal que se espera do recurso. O juízo negativo, por sua vez, tendo em vista que tranca as vias recursais, deve ser sempre explícito e fundamentado [14].
O juízo de mérito, bem como o juízo de admissibilidade, faz parte do duplo exame, ao qual os recursos precisam, necessariamente, se sujeitar.
Qual droga tem cheiro de plástico queimado?
Como salvar os arquivos no Excel?
Como salvar Google Slides em PDF?
Como salvar o nome da sua amiga?
Como salvar a imagem de uma página?
Como salvar um Arquivo no LibreOffice para abrir no Word?
Como salvar meus contatos no ZAP?
Como ganhar massa e deixar de ser magro?
Como instalar True skate de graça?
O que fazer quando a Violeta murcha?
Quais são os transtornos mentais?
Quanto tempo um cachorro vive com leishmaniose?
Como sacar o FGTS saque-rescisão?
Como recuperar fotos de HD de notebook?
Como salvar progresso Call of Duty ww2 PS4?