Para inverter o sentido de rotação basta trocar a polaridade da fonte CC que alimenta o enrolamento de campo ou da fonte CC que alimenta a armadura, no caso de excitação independente. A propósito, o que acontece se as polaridades das duas fontes CC forem trocadas ao mesmo tempo.
O controle de velocidade e torque em motores CC com excitação independente pode ser dividido basicamente em: Controle pela tensão aplicada na armadura (V); Controle pela tensão aplicada no campo (Φ); Controle por adição de resistência na armadura (Ra).
Um motor CC é composto por um eixo acoplado ao rotor que é a parte girante do motor. Na Figura 1, o estator é composto por um ímã e o comutador tem a função de transferir a energia da fonte de alimentação ao rotor. Na Figura 1 é também é possível observar as partes que compõem um motor CC.
A resistência controla o fluxo de corrente em um circuito. Quando um valor constante de tensão é aplicado, se a resistência aumenta, a corrente dimi- nui e, se a resistência diminui, a corrente aumenta.
O rotor da armadura das máquinas de CC tem quatro funções principais: (1) permite rotação para ação geradora ou ação motora mecânica; (2) em virtude da rotação, produz a ação de chaveamento necessário para a comutação; (3) contém os condutores que induzem a tensão ou providenciam um torque eletromagnético; e (4) ...
= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).
A corrente dos motores CC durante a partida é limitada apenas pela resistência da armadura Ra. A corrente de partida dos motores CC pode chegar até a 30 x Ianominal – p. 14/25 Page 15 A medida que o motor acelera a tensão Ea cresce forçando a corrente Ia diminuir.
Se ligar o motor elétrico e ele girar no sentido oposto da sua aplicação, basta inverter o sentido de rotação do mesmo. Para inverter o sentido de rotação de um motor elétrico é muito fácil.
Neste vídeo mostramos como alterar o sentido de rotação de um motor de corrente contínua.Usamos uma chave liga/desliga de 6 terminais e um potenciômetro para... Neste vídeo mostramos como alterar o sentido de rotação de um motor de corrente contínua.Usamos uma chave liga/desliga de 6 terminais e um potenciômetro para...
Embora sejam mais complexos que os monofásicos quando projetados, fazer a inversão do sentido de rotação de um motor trifásico é mais simples. Basta inverter as fases das bobinas, ou seja, trocar as fases nos terminais de ligação no momento de alimentar o motor.
A rotação inerente aos motores elétricos é a base de funcionamento das máquinas e, muitas vezes, o giro é óbvio — como nos ventiladores. Mas em alguns casos, o movimento rotatório é disfarçado — como nas máquinas de lavar e nos vidros elétricos dos carros.
O que é um contrato de consignação?
O que significa fazer upgrade?
Como calcular a densidade populacional por metro quadrado?
O que é a descrição de cargos?
Quanto custa para fazer um testamento?
Como enviar uma encomenda por transportadora?
Com quantas semanas o bebe pode nascer de parto normal?
Quanto ganha um funcionário dos correios?
Como por amazon alexa em português do brasil?