O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido.
Entende-se por iogurte, segundo RIISPOA, o produto obtido pela fermentação láctea através da ação de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. É um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo.
Benefícios do iogurte natural no dia a dia
Fortalecimento de dentes e ossos. ...
Mais beleza e saúde para pele e cabelos. ...
Bom funcionamento do intestino. ...
Ajuda a melhorar o humor. ...
Fonte de proteínas.
É um processo natural que as pessoas descobriram por acaso... Os Balcãs são um dos muitos lugares do mundo que abrigam as bactérias específicas e os intervalos de temperatura necessários para produzir naturalmente iogurte", pondera Elitsa Stoilova, professora-assistente de etnologia da Universidade de Plovdiv.
O leite fermentado que deu origem ao atual iogurte teve origem nas regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes históricas relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que trouxeram o iogurte para a Europa na segunda metade do século VII.
40 curiosidades que você vai gostar
O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus. ... A produção do iogurte tem início na seleção das matérias-primas como o leite, o leite em pó e o açúcar.
A maior parte das pesquisas aponta a civilização neolítica da Ásia Central como sendo a mais antiga a fabricar esse alimento, por volta de 6 mil a.C. Já a primeira produção industrial de iogurte é atribuída à empresa Danone, de Isaac Carasso, em 1919, na Espanha.
O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.
O processo de produção consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado. Após essa fase, são adicionados minerais, vitaminas e a polpa de fruta.
As principais matérias-primas que compõem o iogurte são leite, açúcares, leite em pó desnatado, preparados à base de polpas de frutas, culturas lácticas, entre outros.
"Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado, que possui apenas 0,6g de gorduras totais por porção", aconselha a nutricionista. Sódio: o iogurte grego acaba sendo uma fonte maior de sódio mas a diferença, ainda assim, é pequena.
Justamente por ser derivado do leite, o iogurte é muito rico em cálcio e em outras substâncias indispensáveis para o fortalecimento do nosso corpo. Tomar um potinho por dia pode acabar deixando seus braços e pernas bem fortes e ainda manter o seu sorriso sempre saudável e bonito.
A nutróloga Valéria Goulart contou mais detalhes sobre os benefícios do consumo de iogurtes. "É excelente para a pele, para o cabelo, tem muito cálcio- que é bom para os ossos -, é um calmante natural... Serve para melhorar a imunidade, reduz riscos de câncer. É essencial na alimentação das pessoas", explicou.
2.1. Definição: entende-se por Leites Fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microorganismos específicos.
Os iogurtes são classificados quanto ao teor de matéria gorda estabelecidos pela legislação: - COM CREME: teor de gordura mínimo de 6g/100g; - INTEGRAIS: teor de gordura mínimo de 3g/100g; ... - DESNATADOS: teor de gordura máximo de 0,5g/100g.
Iogurte tradicional: fermentado na embalagem (natural ou com sabores); Iogurte batido: fermentado em tanques e adicionado ou não de frutas, geléias, polpas; Iogurte líquido "para beber": fermentado em tanques e também adicionado de frutas, suco, polpas.
-É o fermento industrial. Após a adição do fermento no leite, incuba-se essa mistura por um período de quatro a cinco horas, à temperatura de 43 a 45 °C, para que ocorra a fermentação. Essa etapa do processo ocorre na própria fermenteira, e é mantida até que a acidez desejada seja atingida.
Os probióticos (micro-organismos vivos) exercem papel essencial na fabricação de iogurtes contribuindo para o processo denominado de fermentação láctica que utiliza como matéria prima a lactose (açúcar presente no leite), na qual o produto final é o ácido láctico que implica na redução do ph, promovendo à coagulação ...
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. ... O leite virou iogurte.
A obtenção do iogurte é através da fermentação lática pela ação dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, eliminando o ácido lático que coalha o leite. ... A diferença do iogurte natural é que não há adição de corantes ou aromatizantes.
Em seguida, a Vigor passou a produzir o Queijo de Minas Frescal e um produto que passou a ser sinônimo de queijo tipo parme- são, a tradicional marca Faixa Azul. O iogurte foi trazido para o Brasil por vol- ta de 1930 na bagagem de imigrantes euro- peus.
Etimologia (origem da palavra iogurte). Do turco yoghurt.
O iogurte batido é produzido quando a fermentação é realizada em volume e não em recipientes individuais. Assim que a fermentação alcança o nível desejado, o iogurte é bombeado através de um resfriador para interromper a fermentação. Somente então é acrescida alguma fruta ou é batido com sabor.
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro.
Como saber se o artigo e A1 ou A2?
Como Exportar certificado digital A1 como Pfx?
O que é pressão de ar comprimido?
Como saber se o estudo e qualitativo ou quantitativo?
O que é tarifa social de energia?
Quando ganha o selo do Instagram?
Como tirar um alvará de funcionamento de um bar?
Como gerar Guia de INSS tomador de serviços?
Como atualizar maquininha rede QR Code?
O que alugar para ter uma renda extra?
Qual as diferenças entre uma dissociação e ionização?
Como jogar um jogo do celular para a TV?
Como gastar pouco em Portugal?
Como saber se alguém me denunciou no Instagram?
Como saber se um veículo tem multas pela placa?