Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.
Perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico são sintomas do declínio cognitivo. O envelhecimento é a fase em que o organismo entra em processo de declínio e o cérebro pode funcionar mais devagar.
Vários fatores podem causar dano cumulativo no cérebro com a idade e ocasionar declínio cognitivo, como dano por isquemia cerebral, trauma craniano, toxinas provenientes do álcool e do tabagismo, estresse, sedentarismo, depressão e desenvolvimento de demência degenerativa – a exemplo da DA.
Déficit Cognitivo em Idosos
A demência ou déficit cognitivo pode ser definida como uma síndrome caracterizada pela presença de declínio cognitivo persistente, que interfere nas atividades sociais ou profissionais do indivíduo e que independe de alterações do nível de consciência.
Exercícios físicos regulares. Exercícios aeróbicos, de resistência ou equilíbrio se mostraram como o modo mais eficiente de evitar o declínio cognitivo entre idosos. "Estudos sugerem que exercitar-se três a cinco vezes por semana, entre 30 minutos e 1 hora, é benéfico", diz a Age UK.
20 curiosidades que você vai gostar
Existe tratamento para o transtorno cognitivo leve? Ainda não existe nenhum tipo de medicamento contra o comprometimento cognitivo leve, mas algumas intervenções podem ajudar a diminuir essa síndrome. A principal delas envolve o treinamento da memória, estimulando o paciente a aprender coisas novas.
O tratamento para demências inclui a administração de medicamentos que atuam aumentando alguns neurotransmissores no cérebro, como acetilcolina, serotonina e noradrenalina. Também há benefícios relacionados a sintomas neuropsiquiátricos da doença, como ansiedade, depressão e insônia.
Os resultados encontrados neste estudo sugerem que o declínio cognitivo afeta diretamente a qualidade de vida do idoso hipertenso, na medida em que limita a capacidade de realização de atividades do cotidiano, principalmente se associado a quadros dolorosos e alterações emocionais.
5 doenças que mais acometem os idososDoença de Parkinson. As condições neurológicas degenerativas são muito comuns na terceira idade e acometem, geralmente, pessoas com mais de 65 anos. ... Doença de Alzheimer. ... Hipertensão. ... Diabetes. ... Câncer. ... Cuidar do bem-estar é fundamental! ... Referências.
O que é transcrição e tradução do DNA?
Como funciona a transferência interna na faculdade?
Pode colocar pomada no ouvido?
O que ocorre durante a respiração celular?
Como ocorre a transferência de calor entre o suco e o gelo?
O que é bom para inflamação na Cuticula?
Como você organizaria o plano de cargos e salários?
Como é feita a suspeição do juiz no processo penal?
Como colocar em ordem alfabética no Excel drive?
Como acabar com dermatofitose em gatos?
Como se mede o tamanho da tela de um celular?
Como funciona torneio de futevôlei?
Como saber o tamanho da sua cabeça?
Qual o melhor remédio para inflamação no cóccix?