As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc. No caso do nosso tema, narrativa visual, estamos falando sobre o uso das imagens para expressar a narrativa.
Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. ... Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas.
8 elementos essenciais para criar uma boa história em quadrinhos
Em seguida, peça que façam uma leitura da narrativa visual, observando atentamente:
Narrativas visuais são imagens que nos dão idéias de histórias geralmente com temas do cotidiano. ... Ou em quadros que os artistas, só na imagem de suas pinturas nos provocam uma idéia de continuidade, utilizando-se de expressões faciais e idéias de movimentos que faz nos corpos ou objetos.
As narrativas visuais são um caminho comum a ser trilhado, seja por crianças Surdas, ou não. ... A narrativa visual proposta em HQ não apresenta texto da língua oral – apresenta o personagem falando em língua de sinais, e o SignWriting.
Assim sendo, como exemplo de narrativas visuais podem - se citar: cartum,charge e quadrinhos. Nesse sentido, por meio das narrativas visuais pode - se divulgar a língua portuguesa. Além disso, pode - se transmitir mensagens de cunho social, político, econômico e etc.
Basicamente, narrativa é uma história contada por alguém. As HQs, assim como outros tipos de textos, são narrativas. Quem conta a história é chamado de narrador. Esse carinha pode ser apenas um fofoqueiro, tomando conta da vida dos outros, no estilo “não falo nada, só observo”.
A linguagem imagética, as cores, os balões, as onomatopeias e os textos curtos, que trazem humor, informação e reflexão, são elementos importantes das HQ.
Diferente de uma história contada entre amigos, ou mesmo aquelas velhas narrativas orais contadas pelos mais velhos - que tem a fala como recurso fundamental - as histórias em quadrinhos se caracterizam por usar outro recurso indispensável, a narrativa visual desenhada (desenhos/imagens).
Arte-educadora e pesquisadora. As histórias em quadrinhos integram os 11 tipos de arte reconhecidos no mundo. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.
Alguns sons também possuem representações específicas nas histórias em quadrinhos. Veja a seguir. Bum! Coff, coff! Fiu, fiu! Glub, glub!
A personagem comunicava-se por meio de gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de consumo e de questões raciais e urbanas. Embora essa seja considerada a primeira história em quadrinhos, é importante destacar que algumas manifestações artísticas a influenciaram.
Como mostrar para um gato que o ama?
Como saber se um shampoo é vegano?
Quanto tempo dura um rolamento de moto?
Como saber se meu cachorro está sendo maltratado no pet shop?
Como desativar o modo offline do Google Chrome no celular?
Como sair da tela de comando do Linux?
Como se tornar um empresário com pouco dinheiro?
Como organizar os sapatos de criança?
Como organizar as séries de TV?
Como organizar meu escritório de arquitetura?
Como organizar pastas no Windows Explorer?
Quantos potes de mantimentos são necessários?
Como organizar medalhas e troféus?
Como montar os tópicos do TCC?
O que é preciso para organizar um torneio de futsal?
Por que os órgãos governamentais estão preocupados com o trabalho infantil?
Como organizar um chá de bebê nessa pandemia?